Retorno do imposto para carros elétricos faz GWM mudar de planos

Parece que o anúncio do retorno do imposto para carros elétricos gerou uma grande movimentação entre as fabricantes, incluindo aquelas que planejam investir por aqui.

Esse é justamente o caso da GMW, a chinesa que chega ao Brasil anunciando um investimento bilionário, mas com uma nova ideia em mente.

Acompanhe o Garagem360 e entenda como a nova decisão da fabricante altera as produções por aqui!

Foto: divulgação / GWM

Por que o carro elétrico é tão caro no Brasil? Entenda o retorno do imposto

Bem, todo mundo sabe que o mercado dos carros elétricos cresce significativamente e notoriamente dia após dia, e por aqui a situação não é muito diferente.

Para incentivar ainda mais a compra desse tipo de carro, uma decisão do governo optou por isentar os impostos de importação dos carros elétricos, no entanto, as montadoras nacionais não ficaram muito satisfeitas.

Isso porque a ausência desse tipo de imposto deixa os veículos vindos de fora “mais baratos”, e, automaticamente, diminui as vendas dos que são fabricados por aqui.

Vale dizer que o fato dos preços serem mais elevados por aqui se dá por alguns fatores, mas justamente pelos impostos nacionais que incidem no mercado brasileiro.

Dessa forma, após uma grande pressão das montadoras, o imposto está de volta, e será reaplicado de forma gradativa. Com isso, a expectativa é que o preço dos carros elétricos aumente entre 15% e 20%, o que impacta diretamente outros pontos.

Foto: Freepik

E onde a GWM entra nisso?

Para entender a situação por completo, é preciso ter em mente o seguinte: os planos da GMW por aqui mencionam um investimento de R$ 4 bilhões no país, assim como o início das produções locais no segundo semestre de 2024.

Com isso em mente, a ideia da marca era trazer a GMW Poer para a produção nacional, mas após o retorno do imposto para carros elétricos, a marca chinesa mudou de ideia.

Agora, a proposta é produzir o novo SUV híbrido da linha Haval. Essa não é uma ideia nova, visto que a ideia de produzir o Haval por aqui já existia, mas somente para depois da picape.

Essa mudança faz parte do anúncio de James Yang, atual CEO da marca para as Américas. Atualmente, os preços do modelo Haval variam entre R$ 215 mil e R$ 315 mil. Por outro lado, o Poer custaria entre R$ 250 mil e R$ 300 mil.

Por fim, segundo os representantes da montadora, essa mudança faz mais sentido em relação ao novo cenário, incluindo quanto ao programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), anunciado pelo governo em dezembro. 

Foto: divulgação / GMW

 

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