Resultado positivo ainda não é sinal de recuperação do setor automotivo, diz Fenabrave

No mês de março, os emplacamentos de veículos registraram alta de 47,4% em relação a fevereiro, com 146.174 unidades vendidas. O resultado positivo, porém, aconteceu principalmente por conta dos 5 dias úteis a mais, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No trimestre, o setor acumulou aumento de 19% sobre igual período de 2022, o que, segundo a Fenabrave, não é sinal de recuperação do setor automotivo.

Entenda por que a Fenabrave não vê recuperação do setor automotivo

Resultado positivo ainda não é sinal de recuperação do setor automotivo, diz Fenabrave
Chevrolet Onix sobe no ranking da Fenabrave (Foto: Divulgação)

“Apesar deste aumento percentual, não vimos, ainda, a recuperação do setor para os níveis obtidos até 2019, antes da pandemia. A alta global foi potencializada pela diferença de dias úteis de março (23 dias) ante fevereiro (18 dias) e pelo baixo resultado que obtivemos nas vendas do primeiro trimestre do ano passado”, aponta o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr.

De acordo com o executivo, o cenário para 2023 é novamente desafiador. Andreta Jr. aponta o alto endividamento das famílias, o aumento da inadimplência, além da alta de juros e seletividade de crédito por parte das instituições financeiras como fatores que vêm restringindo a demanda por parte do consumidor, cujo poder de compra está em baixa.

VEJA TAMBÉM

Devido às incertezas ainda existentes quanto ao comportamento da economia global e brasileira, a Fenabrave decidiu manter as projeções anunciadas no início do ano, que apontam para um crescimento de 3,3%. Ainda não temos condições de rever as projeções para o ano, mas estamos preocupados com a situação geral do mercado”, afirma o executivo.

Setor de revenda quer a volta do carro popular

Uma das opções que vêm sendo discutidas para estimular a recuperação das vendas gira em torno da possibilidade de um programa voltado ao resgate do carro popular.Andreta sugere um programa voltado a modelos mais acessíveis, com maior garantia de aprovação de crédito por meio de algum mecanismo como fundo garantidor.

“Não sei se vai se chamar carro popular ou de entrada. Os carros mudaram desde o Fusca e Uno Mille. Mas, para fazer o mercado girar precisamos de escala e isso não vamos conseguir com carros de R$ 300 mil ou R$ 500 mil”, aponta Andreta Jr.

Confira o ranking dos carros mais vendidos em 2023

Resultado positivo ainda não é sinal de recuperação do setor automotivo, diz Fenabrave foram os hatches mais vendidos, mas quem é o melhor?
Hatch mais vendido em 2022, O Hyundai HB20 piorou resultado de vendas neste ano (Foto: Divulgação/Hyundai)

Como vem acontecendo desde o ano passado, a picape Fiat Strada lidera o ranking dos carros mais vendidos em 2023, no consolidado do primeiro trimestre. O Chevrolet Onix vem logo atrás, enquanto o Hyundai HB20 perde fôlego, assim como os carros da Volkswagen.

Modelos mais vendidos em 2023 até março, segundo a Fenabrave:

  1. Fiat Strada – 23.772
  2. Chevrolet Onix – 21.528
  3. Chevrolet Onix Plus – 18.392
  4. Hyundai HB20 – 16.194
  5. Jeep Compass – 15.556
  6. Hyundai Creta – 15.424
  7. Fiat Argo – 14.988
  8. Fiat Mobi – 14.666
  9. Chevrolet Tracker – 14.496
  10. Volkswagen T-Cross – 14.168
  11. Volkswagen Polo – 14.074
  12. Renault Kwid – 13.838
  13. Fiat Toro – 12.079
  14. Nissan Kicks – 11.322
  15. Jeep Renegade – 10.742
  16. Toyota Hilux – 10.611
  17. Toyota Corolla Cross – 10.449
  18. Fiat Pulse – 10.050
  19. VW Nivus – 9.084
  20. VW Saveiro – 7.442

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar