Restauração de volantes vai muito além da estética
Restauração de volantes: entenda como funciona, quais são os seus principais impactos, qual é o método mais indicado, entre outros detalhes
Engana-se quem pensa que a restauração de volantes está ligada somente à estética. Pelo contrário, trata-se de um serviço que impacta diretamente no conforto e, sobretudo, na segurança na pista. Logo abaixo, o Garagem360 explica os motivos pelos quais esse cuidado não pode ser negligenciado. Confira!
O que causa desgaste no volante?
A exposição diária ao sol e ao calor, bem como a transpiração e a oleosidade das mãos do condutor são as principais causas do desgaste do volante. Além de sofrer com a perda da cor, o volante do carro começa a apresentar rachaduras e esfarelamento.
“Apesar da maior parte das montadoras ter um padrão rígido de qualidade e utilizar peças produzidas com materiais resistentes, o desgaste pode ocorrer, seja pelo uso contínuo, exposição às condições ambientais e falta de cuidados”, destaca tapeceiro Victor Maia, da Revest Car.
Leia também:
-
Você sabia disso? Manutenção dos cabos de comando das motocicletas requer muita atenção
-
Pneus do futuro farão manutenção própria e até poderão reparar danos de forma automática
Restauração do volante é possível, mas exige cuidados
Foi-se o tempo em que a recuperação de volantes era um processo difícil e caro. Agora, o avanço da tecnologia, disponibilidade de materiais inovadores no mercado e de serviços especializados facilitaram a execução do serviço.
Segundo Maia, um profissional especializado é fundamental para garantir que o volante seja restaurado não só com materiais adequados, mas também com técnicas corretas e acabamento preciso.
Qual é a técnica que recupera o volante do carro?
Entre as principais, destaca-se a aplicação de revestimento sintético de alta durabilidade por meio de costura.
Além de combinar resistência, segurança, conforto e um belo visual, trata-se de um método versátil. Isso porque, ele consegue atender vários estilos, desde aqueles mais tradicionais ou ousados.
No mercado, o Garagem360 destaca que você pode encontrar revestimentos sintéticos como da linha Autocron da Cipatex®.
“Os lançamentos seguem padrões rígidos de quaIidade e atendem normas de flamabilidade conforme exigências do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). São revestimentos produzidos por meio de uma engenharia robusta, proporcionando melhor modelagem e pegada mais segura e confortável para dirigir”, finaliza Cícero Mourato Henriques, gestor de produtos da Cipatex®.
E você, já se preocupou em algum momento com a restauração de volantes? O que você tem feito para preservá-lo? Comente!
Leia também: Veja 5 opções de carros de luxo e com manutenção barata: dá para pagar de “patrão”