Renault ZOE participa de testes de recarga inteligente na Alemanha

Tecnologia permite que o carro seja recarregado nos horários em que o custo da energia é mais barato

Se já é bom recarregar o carro elétrico mais rápido, imagine realizar o procedimento a um custo menor. Pensando nisso, a Renault Alemanha se associou à empresa The Mobility House (TMH), presente em Zurique e Munique. A companhia é especializada em mobilidade elétrica e comercializa, principalmente, terminais de recarga inteligente e soluções de armazenagem de energia.

A TMH desenvolveu um software que permite reduzir o tempo de recarga em uma hora, ao mesmo tempo em que diminui o custo da recarga para o cliente. Para realizar a operação, 11 colaboradores da Renault, que possuem um modelo elétrico ZOE, foram escolhidos para testar o sistema.

Como funciona

Ao ser conectado a um terminal de recarga específico e instalado na residência dos motoristas, o ZOE comunica sua necessidade de eletricidade à TMH, por meio de um Centro de Dados Global da Renault, e a empresa programa a recarga da bateria conforme o custo da energia elétrica.

Tendo em vista que quanto maior a demanda, mais cara é a energia, o monitoramento feito pelo sistema permite que o carro não seja recarregado durante os picos de consumo. Assim que a necessidade global de energia diminui, seu preço cai e aí sim o modelo pode ser recarregado. Segundo a monatdora, essa tecnologia permite que os proprietários de elétricos otimizem suas despesas com energia elétrica sem que eles tenham uma ação direta.

Esta é apenas a primeira etapa no desenvolvimento das redes elétricas inteligentes, chamadas também de Smart Grids. A Renault e a TMH ainda estão trabalhando em outras soluções para reduzir o custo da recarga, oferecendo uma oportunidade aos proprietários de automóveis movidos a eletricidade de ganhar dinheiro, através da produção de eletricidade para abastecer a rede elétrica.

 

Escrito por

Talita Morais

wpDiscuz
Sair da versão mobile