Renault Zoe ou Jac IEV40: qual elétrico vale mais a compra?

Um dos principais motivos para as pessoas não conhecerem o mundo dos carros elétricos é os altos preços cobrados – assim como acontece com os híbridos. Recentemente, o Garagem360 publicou a lista dos cinco veículos “verdes'” mais baratos do Brasil. Tanto o Renault Zoe, quanto o Jac iEV40 estavam no top 3 dela. Agora, chegou a hora de ver qual elétrico vale mais a compra.

Lembrando que ambos estão custando menos de R$ 205 mil reais. O carro francês está custando a partir R$ 204.990 (na versão Zen). Já o SUV chinês tem preços a partir de R$ 159.900.

Renault Zoe ou Jac IEV40: qual elétrico vale mais a compra?

Apesar de todos os problemas que envolvem a falta de infraestrutura necessária para os donos carros elétricos rodarem com mais tranquilidade pelas ruas e rodovias, já é de conhecimento geral que estamos falando de um mercado que está em alta, em todo o mundo. Além disso, os carros elétricos possuem muitos atributos, como a economia de combustível.

Foto: Divulgação/Renault do Brasil

O iEV40, por exemplo, é o SUV mais barato da linha elétrica da Jac. Lançado em 2019, ele possui o mesmo porte do T40. Ou seja, já dá para esperar um carro algo com um bom espaço interno e o maior porta-malas entre os dois (450 litros contra 338 litros).

Por outro lado, o Renault Zoe é um dos carros elétricos mais vendidos da Europa. E sua simpatia chama atenção. Sua segunda geração foi apresentada recentemente. Entretanto, o carro de quatro portas não é tão compacto assim. Ele é maior que seu adversário (1.562 mm contra 1.560 mm), mais largo (1.787 mm contra 1.750 mm) e tem a maior distância entre-eixos (2.588 mm contra 2,490 mm). Só no comprimento o chinês leva a melhor (4.135 mm contra 4.087 mm).

Motorização

Do mesmo modo que seus irmãos, o JAC iEV40 usa um motor elétrico capaz de gerar 115 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. De acordo com dados da marca, ele pode atingir a velocidade máxima de 130 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 12 segundos. Sua transmissão possui apenas uma marcha.

Foto: Divulgação/Renault do Brasil
Foto: Divulgação/Jac Motors do Brasil

Enquanto isso, o propulsor do Renault tem potência máxima de 135 cv e 25 kgfm de torque. De acordo com a montadora francesa, ele pode acelerar de 0 a 100 em 9,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 140 km/h. Seu câmbio é o automático de seis marchas

Autonomia

Gastar menos com combustível pode ser um bom motivo para trocar um carro movido à gasolina por um elétrico. As baterias instaladas nos veículos deste comparativo garantem uma boa autonomia. No Jac iEV40, uma de 40 Kwh alimenta o motor e garante 300 km de autonomia. O sistema i-Pedal funciona como um freio regenerativo, já que gera energia toda vez que o condutor tira o pé do acelerador.

Enquanto isso, o Renault Zoe pode rodar um pouco mais. Caso esteja 100% carregada, a bateria de 52 kWh ajudar o veículo andar por 385 km. Você pode recarregá-la usando uma tomada doméstica ou pontos de recarga espalhados pelas rodovias.

Equipamentos de série

Pelos preços pedidos pelas montadoras, o comprador em geral espera que os carros ofereçam um bom pacote de equipamentos. E os dois cumprem muito bem este papel.

Mesmo em sua versão de entrada, o Renault Zoe já vem com uma série de itens que podem ser uteis para manter uma condução segura e os passageiros mais confortáveis.  Ele oferece piloto automático, vidros elétricos traseiros, ar-condicionado automático, central multimídia de sete polegadas, quatro airbags, luzes de condução diurna, desembaçador traseiros, revestimento interno em tecido reciclado, rodas de liga leve 16″, volante revestido em couro, faróis de neblina, controle de estabilidade, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, freios ABS e entre outros.

Foto: Divulgação/Jac Motors do Brasil
Foto: Divulgação/Renault do Brasil

Já o Jac Motors iEV40 não tem opcionais. Dentre os itens de série, podemos destacar: Hill System Assist, ESP, freios ABS com EBD, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com aquecimento, apoio de braço dianteiro, tomadas 12v e vidros one-touch nas quatro rodas, central multimídia de 8 polegadas, direção elétrica, luzes diurnas em LED, alerta sonoro para pedestres, piloto automático, volante com regulagem de altura, luz auxiliar de conversão e sensor de estacionamento

Conclusão

Assim sendo, os dois carros elétricos aqui mostrados são os mais baratos no Brasil e, apesar do preço cobrado ainda estar um pouco fora da realidade de muitos os habitantes, eles podem ser muito úteis. Sem falar que eles estão representando duas categorias distintas. Por conta do pacote de itens de série, da autonomia maior e do motor mais forte, o vencedor aqui é o Renault Zoe Zen.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar