Renault Zoe ou Chevrolet Bolt: descubra qual elétrico vale mais a compra

Mesmo sendo dois veículos diferentes, Renault Zoe e Chevrolet Bolt possuem algumas coisas em comum. Qual elétrico vale mais a compra? 

Mesmo sendo dois veículos com portes diferentes, Renault Zoe e Chevrolet Bolt possuem algumas coisas em comum. Em seus respectivos países de nascimento, os dois são bem aceitos pelo público e estão entre os elétricos mais vendidos. Por aqui, elas são as opções mais em conta dentre os carros que usam um motor 100% elétrico, mesmo com os preços. Qual elétrico vale mais a compra?

Renault Zoe ou Chevrolet Bolt: descubra qual elétrico vale mais a compra

O futuro já chegou. Algumas fabricantes já investem pesado para terem parte da linha formada somente por “carros verdes”. Enquanto isso, outras ainda estão andando a passos largos. Apesar de não vermos eles com maior frequência nas ruas, os carros elétricos já fazem parte da realidade dos brasileiros. Uma pena que os preços altos dificultam a venda deles. E esse é o caso de Chevrolet Bolt e Renault Zoe.

Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil

Lançado por aqui em 2019, o veículo da General Motors está sendo vendido apenas na versão Premier (R$ 274.000). Vale lembrar que o automóvel é importado dos Estados Unidos. Entretanto, um novo modelo já foi apresentado com um desenho um pouco mais imponente e uma inédita versão SUV.

Seu conjunto mecânico é formado principalmente pelo motor que gera uma potência de 203 cv. De acordo com a montadora, ele é capaz acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Já a sua bateria tem capacidade de 66 kWh com autonomia para 416 km.

Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil

Foto: Divulgação/Renault do Brasil

Por outro lado, o Renault Zoe acabou de mudar. Sua dianteira foi reformulada e ganhou um novo propulsor. Para a linha 2022, ele está sendo oferecido em duas opções de acabamento. Além da versão Intense (R$ 219.990), que é a que estamos usando como base para fazer este comparativo, ele possui o modelo Zen.

O motor R 135 tem potência máxima de 135 cv e 25 kgfm de torque. De acordo com a montadora francesa, ele pode acelerar de 0 a 100 em 9,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 140 km/h. Seu câmbio é o automático de seis marchas.

Autonomia

Sendo para andar na cidade ou para serem usados em viagens, ambos os carros possuem um baixo consumo de energia e conseguem andar por muito tempo sem precisar parar para recarregar. O Bolt tem capacidade de 66 kWh com autonomia para 416 km. Apesar de ter uma bateria menor e andar menos, o Zoe também se destaca na hora de rodar, visto que sua bateria de 52 kWh tem autonomia para 385 km quando carregada totalmente.

Foto: Divulgação/Renault do Brasil

O tempo de recarga depende muito dos equipamentos usados. De acordo com a Renault, por exemplo, o Zoe pode ser carregado em até 30 minutos usando um terminal DC de 50kW e em até 8h33 com um Wallbox.

Já a Chevrolet recomenda o uso de três equipamentos para a recarga do veículo: carregador básico (220 VAC/10 A), que tem uma taxa de carregamento de 10 km por hora de carga; carregador rápido, que carrega aproximadamente 40 km por hora e as estações públicas de recarga, central multimídia MyLink de 10,2 polegadas, sistema de luz leve-me, direção elétrica progressiva, bancos com aquecimento, cruise-control, câmera de ré 360º e entre outros.

Equipamentos de série

Um carro feito para encarar um passeio pelas iluminadas ruas de Paris ou até mesmo trânsito caótico de São Paulo. Praticidade é a melhor palavra para definir o pequeno Renault Zoe. O carro mede 4.084 mm de comprimento, 1.730 mm de largura, 1.562 mm de altura e distância entre-eixos de 2.588 mm. O porta-malas é um pouco maior que o Renault Sandero, por exemplo.

E de tecnologia ele entende também. O veículo vem de série com ar-condicionado automático, piloto automático, vidros e travas elétricas, quatro airbags, central multimídia, assistente de frenagem de emergência, freios ABS, faróis de neblina, luzes de condução diurna, controle de estabilidade, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor crepuscular, sensor de chuva, volante revestido em couro e entre outros.

Foto: Divulgação/Renault do Brasil

Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil

Já o Chevrolet Bolt Premier é considerado um hatch, mas possui dimensões bastante parecidas com as de um monovolume. Ele mede: 4.165 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.595 mm de altura e distância entre-eixos de 2.600 mm. O porta-malas de 478 litros só confirmam que ele é ideal para pegar as estradas.

Como ele é um veículo que está sendo vendido apenas na versão mais completa, os interessados em comprá-lo irão encontrar vários itens dignos de veículos premium. Este é o caso dos 10 airbags, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura, alarme de pânico remoto, controle eletrônico de estabilidade, luz de condução diurna, sensor de estacionamento traseiro, alerta de detecção de pedestre frontal, sistema auxiliar de permanência em faixa, alerta de colisão frontal e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, os dois carros são feitos para públicos totalmente distintos. Se você procura um carro 100% para ir trabalhar com bastante estilo, o pequeno Renault Zoe é uma ótima opção, visto que tem um preço mais acessivo que seu concorrente norte-americano. Por outro lado, o Chevrolet Bolt é mais indicado para quem quer levar a família com bastante espaço. Neste caso, você estará levando para casa um veículo potente e bastante tecnológico.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA