Renault Twingo completa 30 anos; relembre história do compacto

O Renault Twingo, um dos veículos mais emblemáticos da marca, comemora 30 anos de sua revelação ao mundo; veja curiosidades do modelo

O Renault Twingo, um dos veículos mais emblemáticos da marca francesa, comemora 30 anos de sua revelação ao mundo. Apresentado ao público durante o Salão de Paris de 1992, o Twingo ficou conhecido pelo seu aproveitamento do espaço interno, com um interior confortável em uma carroceria monovolume compacta, de apenas 3,43 m de comprimento.

O Twingo fez sucesso na Europa em suas três gerações (Foto: Divulgação/Renault)

O Twingo foi vendido no Brasil até 2003, mas continua disponível na Europa, em nova geração (Foto: Divulgação/Renault)

No Brasil, Renault Twingo teve 12 mil unidades vendidas entre 1994 e 2003

Idealizado pelo diretor de projeto Yves Dubreil, e desenhado pelo designer Patrick Le Quément, o Twingo foi um monovolume compacto desenvolvido com a proposta de ser um carro urbano, prático, econômico, confortável e que cativasse o público mais jovem. 

Seu nome resulta da fusão de “Twist”, “Swing” e “Tango”, danças que representam o estilo diferenciado do modelo, percebida também pelas cores disponíveis em seu lançamento. Apresentado em 1992 durante o Salão de Paris, e lançado no mercado em 1993, o Twingo chegou ao Brasil em 1994 e, logo, conquistou o consumidor pelo design diferenciado, praticidade e baixo consumo.

Vindo inicialmente da França com motor 1.2 de 55 cv, o compacto apresentou soluções inéditas para a época, como o banco traseiro corrediço e rebatível, que permitia um melhor aproveitamento do espaço interno. Em 2000, o Twingo passou a ser importado do Uruguai, com mudanças no design e equipado com motores 1.0 8V e 1.0 16V.

A primeira geração do modelo foi produzida entre 1993 e 2007 na Europa e teve mais de dois milhões de unidades vendidas durante 14 anos. No Brasil, o modelo foi comercializado entre 1994 e 2003, tendo 12.000 unidades vendidas no período. 

A segunda geração esteve no mercado europeu entre 2007 e 2014, enquanto a atual geração, vendida na Europa, chegou ao mercado em 2014. Em 2020, a Renault lançou uma versão 100% elétrica do modelo. Em suas três gerações, o Twingo alcançou quase quatro milhões de unidades comercializadas em 25 países.

Clube organiza encontro para celebrar os 30 anos do Twingo

Para a comemoração dos 30 anos do monovolume, o Twingo Clube SP, que existe há 11 anos, realizou um encontro em São Paulo, na concessionária RPoint, reunindo 33 Twingo, de diferentes anos e versões, entre modelos originais e customizados.

Foram reunidos 33 Renault Twingo para comemoração de três décadas do modelo (Foto: Divulgação/Renault)

Clube reuniu 33 unidades do Renault Twingo para comemorar as três décadas do modelo (Foto: Divulgação/Renault)

A concessionária RPoint, de São Paulo, que recebeu os proprietários, preparou uma estrutura especial, com banners e camisetas alusivas aos 30 anos e ofereceu um brunch aos participantes do encontro.

“Ficamos felizes por podermos realizar esse encontro, esse marco tão importante para a história da Renault, os 30 anos do Twingo. É mais uma oportunidade para receber e rever amigos e clientes e aficionados pela história da marca”, explica Ernesto Geraldi Junior, proprietário do Grupo R-Point.

O Twingo Clube SP foi fundado em 2011 pelo administrador de empresas Christian Gerschkovich, entusiasta da marca e proprietário de um Twingo 1995 que o acompanha há 27 anos. Hoje, o clube possui cerca de 200 membros que trocam informações sobre o modelo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA