Renault Scénic Vision: carro a hidrogênio e com 800 km de autonomia

Durante a cúpula ChangeNOW em Paris, a marca revelou seu novo carro-conceito, o Renault Scénic Vision. O modelo está em linha com os objetivos de seu plano estratégico e sustentável.

O Scénic Vision é o novo conceito da Renault que revela a visão da marca para o futuro sustentável e tecnológico
O Scénic Vision é o novo conceito da Renault que revela a visão da marca para o futuro sustentável e tecnológico (Foto: Divulgação)

Renault Scénic Vision: conceito da marca pode atingir 800 km de autonomia

A Renault acaba de apresentar um carro-conceito inovador. Sua aparência externa com pegada futurista revela que trata-se de um modelo voltado para o desenvolvimento de novas estratégias com o foco na sustentabilidade.

O interior segue o mesmo conceito. De acordo com a montadora, o projeto é um convite a uma viagem a outra temporalidade, em um futuro onde as tecnologias e inovações servirão a um mundo mais sustentável e com mais respeito pelo meio ambiente.

VEJA TAMBÉM

“Nenhum dos nossos compromissos como empresa será suficiente se não os aplicarmos totalmente em nossos veículos.

Por isso, pedi para que as equipes da Renault desenvolvessem o primeiro carro-conceito que representasse plenamente nossa nova estratégia ESG e seus três pilares: meio ambiente, segurança e inclusão. Nós o chamamos de Scénic Vision.”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group e da marca Renault.

O carro utiliza a motorização híbrida, elétrica e a hidrogênio, para reduzir o tempo ocioso durante a recarga de energia. O Renault Scénic Vision é zero emissão na produção e no uso, diminuindo em 75% a utilização de carbono em comparação com um carro elétrico convencional.

O carro é desenvolvido sobre a tecnologia H2-Tech, ou seja, um veículo híbrido, ao mesmo tempo elétrico e a hidrogênio, equipado com uma célula de combustível de 16 kW. O sistema H2-Tech é baseado na tecnologia do “extensor de autonomia”, que permite embarcar uma bateria duas vezes mais leve para uma mesma autonomia, contribuindo para a descarbonização além da eletrificação do veículo.

A partir de 2030, quando a rede de postos de hidrogênio for suficientemente densa, será possível percorrer até 800 km. Uma parada de apenas 5 minutos será suficiente para encher o tanque de hidrogênio.

O Scénic Vision é o novo conceito da Renault que revela a visão da marca para o futuro sustentável e tecnológico
Modelo pode atingir 800 km de autonomia (Foto: Divulgação)

Design aliado ao futuro sustentável

Além disso, 70% dos materiais utilizados no veículo são reciclados e mais de 95% do veículo é reciclável, incluindo a bateria.

O assoalho do conceito foi produzido por meio da aglomeração de resíduos plásticos provenientes de outras origens (garrafas de leite, tubos de plástico, etc.). Em todo o veículo, 30% dos plásticos utilizados são de fontes renováveis.

Os pneus são fornecidos por um fabricante membro da Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável (GNSPR), comprometido com a responsabilidade ambiental e os Direitos Humanos.

Em vez de couro, foi utilizado o poliéster 100% reciclado com baixo teor de carbono. Por fim, o tanque da célula de combustível é produzido com fibra de carbono proveniente de resíduos de papel reciclado.

Design do Scénic Vision será usado para o desenvolvimento de um novo modelo de produção

De acordo com a marca, o visual do conceito revela o design que será adotado nos futuros veículos da Renault.

“O exterior revela as formas e o estilo de um novo modelo para a família, que será comercializado em 2024, enquanto o design interno é um estudo prospectivo sobre as futuras cabines dos veículos da Renault.”

Já a adoção de tecnologias embarcadas oferecem uma segurança reforçada para o condutor e os passageiros, permitindo reduzir o número de acidentes em até 70%.

O Scénic Vision é o novo conceito da Renault que revela a visão da marca para o futuro sustentável e tecnológico
95% do veículo pode ser reciclável (Foto: Divulgação)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar