Renault Scenic: um dos primeiros modelos da marca produzidos em solo nacional
Renault Scenic faz 25 anos de Brasil. Relembre um pouco da história da primeira minivan produzida e comercializada no país.
Em 1998 a Renault iniciou as operações do Complexo Industrial Ayrton Senna com a fabricação de um dos mais emblemáticos modelos da marca: o Renault Scenic. A versão inaugural chegou ao mercado nacional no ano seguinte como o primeiro monovolume produzido em série no país.
Renault Scenic
O sucesso do Scenic foi notável no país. Logo no primeiro ano foram 33 mil unidades e em seus 12 anos em que esteve disponível no mercado local 142 mil emplacamentos. Foram diferentes versões, como a Sportway, com pegada mais aventureira. Já no mundo, foram 26 anos, de 1996 a 2022, quatro gerações e mais de 5 milhões de unidades comercializadas.
“O Scenic foi o primeiro monovolume nacional e abriu portas para um segmento inédito no mercado, conciliando amplo espaço para toda a família, uma inédita modularidade do interior, segurança e versatilidade, posicionando a Renault, logo no início de sua produção local, como uma marca inovadora e que trazia soluções pensadas para seus consumidores”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Com uma série de inovações para a época, o Renault Scenic combinava design inovador com foco no espaço interno, três bancos traseiros individuais, mesinha, encostos dos bancos, entre outros que foram aparecendo nas gerações seguintes.
O conforto dos ocupantes foi o foco do design Louis Morasse e sua equipe, inclusive o modelo começou a ser projetado de dentro para fora. A ideia era de que cada passageiro tivesse espaço suficiente para se sentir bem. Para isso, cada um ganhou seu banco, além de uma posição mais alta de direção.
“Com o Scenic, todos os passageiros tinham prioridade. No Scenic, ninguém era punido por estar sentado no banco traseiro”, explica Louis Morasse.
Produção nacional
A produção nacional também trouxe para o país uma série de recursos até então inéditos no mercado. Segundo a montadora, o Scenic criou um segmento novo e novos métodos de produção. Primeiro foi o novo processo de pintura à base d’água, tecnologia que trouxe mais eficácia e reduziu os resíduos.
O monovolume Scenic foi lançado no Brasil na versão RXE com o motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina e oito válvulas. Este propulsor entrega 115 cv, a 5.400 rpm, e 17,5 kgfm de torque, a 4.250 rpm, com câmbio manual de cinco marchas.
Pouco tempo depois do lançamento, também foram oferecidas outras versões de motor, com destaque para a versão RT, 1.6 16V (110 cv e 15,1 kgfm). Em 2001 veio a primeira reestilização, incluindo a motorização flex, opção de transmissão automática e o motor 2.0 16V de 140 cv.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.