Renault paralisa produção no Brasil hoje (02/08), saiba o por quê

Nesta segunda (02/08), Renault terá que dar um tempo na produção. As fábricas ficam localizadas em São José dos Pinhais-PR. Saiba mais!

A falta de semicondutores não para de fazer vítimas aqui no Brasil. Diversas marcas estão sofrendo ou já sofreram com paralisações nas atividades de suas fábricas. Nesta segunda-feira (02), será a vez da Renault ter que dar um tempo na produção de veículos e comerciais leves. As plantas ficam localizadas em um polo industrial de São José dos Pinhais-PR.

 

Foto: Divulgação/Renault

Falta de semicondutores paralisa a Renault (PR)

A informação foi divulgada pela revista especializada “Quatro Rodas”. De acordo com a publicação, todo o quadro de funcionários ganharão férias. Elas valerão de acordo com a unidade de produção. Para quem não sabe, a Renault possui uma instalação para cada tipo de veículo.

Na Curitiba Veículos de Passeio (CVP) , essas férias começarão hoje e irá durar até o dia 11/08. Isso significa que nenhum veículo será produzido durante 10 dias. Todos os turnos serão afetados.

Entretanto, a marca disse em comunicado divulgado pelo “Automotive Business” que o problema já começou na semana passada. “Além disso, nos dias 29 e 30/07 não haverá produção na fábrica de veículos de passeio. A produção referente a estes dois dias será compensada em datas futuras a serem definidas pela empresa.”, diz a empresa em comunicado.

Leia mais: Carros mais vendidos em julho de 2021; confira prévia da Fenabrave!

Foto: Divulgação/Renault

Já a unidade que produz os comerciais leve seguirá o modelo. Porém, por um tempo menor. A parada na Curitiba Veículos Utilitários começará nesta segunda-feira e irá até sexta-feira (06). Ou seja, daqui a sete dias, tudo voltará ao normal. Bom, é isso que a montadora francesa espera .

Está não será a primeira vez em que a Renault se vê nessa situação. A planta localizada na região metropolitana de Curitiba já tinha parado no fim de março. Agora, ela se junta a outras marcas que sofrem com o mesmo problema.

Montadora viveu uma boa fase no primeiro semestre

Foto: Divulgação/Renault

Estamos falando de uma fabricante que teve um bom volume de vendas no primeiro semestre. Suas vendas representaram 6,92% de todas as vendas no Brasil, no último semestre.

Aliás, o período foi bom para todo o Renualt Group. Os balanços divulgados pela marca mostraram um crescimento de 18,7%. Fazendo o recorte apenas da América Latina, o aumento foi de 15,9%

A crise está deixando suas marcas

Foto: Divulgação/Volkswagen

Como podemos ver, muitas montadoras não puderam escapar da falta dos semicondutores. A Chevrolet teve está com duas de suas fábricas com as atividades suspensas. Hyundai e Volkswagen estão tentando voltar aos poucos.

Os números da crise? Na metade do mês passado, a Auto Forecast Solutions divulgou um levantamento sobre o assunto. Até o momento, 14 fábricas tinha sofrido paralisações por conta da falta do componente elétrico. Além disso, o número de veículos que não seriam fabricados até o último sábado (31/07) seria de 220 mil. A probabilidade deles terem acertado é enorme.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile