Renault e Nissan terão 4 novas picapes fabricadas na Argentina

A Renault e a Nissan acabam de anunciar o desenvolvimento de novas picapes para a América Latina; saiba os detalhes sobre os inéditos modelos

Novos projetos da Aliança entre Renault, Nissan e Mitsubishi vão dar início ao desenvolvimento de modelos comuns inéditos no portfólio de duas delas. Tratam-se de picapes que serão fabricadas na Argentina e terão foco no mercado local; veja detalhes.

Renault Oroch irá ganhar segunda geração e ‘irmã’ com o logotipo da Nissan (Foto: Divulgação/Renault)

Renault e Nissan confirmam novas picapes para a América Latina

As montadoras que fazem parte da Aliança, parceria desenvolvida entre Nissan, Renault e Mitsubishi, anunciaram hoje novas iniciativas globais, como o desenvolvimento de produtos e estratégias para diversos mercados.

Um deles é a América Latina, que terá novas picapes fabricadas na Argentina. O novo plano para o mercado local inclui o desenvolvimento de uma nova picape de porte intermediário, com capacidade de carga de meia tonelada. Nesse caso, ela será desenvolvida pelo Grupo Renault e terá um modelo compartilhado com a Nissan, na Argentina.

O novo modelo deve chegar para competir mercado com a Fiat Toro. Muito provavelmente trata-se da nova geração da Renault Oroch, picape com estrutura monobloco, e um produto semelhante que levará o logotipo da Nissan.

É válido lembrar que a Renault Oroch foi reestilizada no ano passado, quando se desvencilhou de vez do Duster de nova geração e ganhou identidade própria. A atual linha do utilitário tem duas motorizações disponíveis, com destaque para a que integra a versão topo de linha: motor TCe 1.3 flex de 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque e câmbio automático CVT de oito marchas.

As demais versões, a Pro e a Intense, têm embaixo do capô o motor 1.6 SCe (120/118 cv), que atua em conjunto com a transmissão manual de seis velocidades.

No entanto, além da picape intermediária, as marcas também anunciaram o desenvolvimento em conjunto de uma nova picape de porte maior, com capacidade de carga de uma tonelada. Trata-se da nova geração da Nissan Frontier e da Renault Alaskan, picapes médias com carroceria sobre chassi de longarinas.

A produção será feita pelo Grupo Renault, tanto para a própria empresa, quanto para a Nissan. O desenvolvimento também acontecerá na Argentina, na unidade de Córdoba, onde as atuais gerações são fabricadas.

Nova geração da Nissan Frontier pode ser apresentada em 2024 (Foto: Divulgação/Nissan)

Porém, não é só isso. A Nissan também produzirá um novo veículo para o Grupo Renault, no México. Sobre ele ainda não há mais detalhes divulgados, como a carroceria, por exemplo.

Outra informação confirmada é o desenvolvimento em comum de um novo carro elétrico do segmento A, tanto para a Renault, quanto para a Nissan. A intenção é desenvolver um carro mais acessível que será baseado na plataforma CMF-AEV, a Common Module Family.

Novos projetos ao redor do mundo

A Aliança também divulgou o desenvolvimento de novos projetos para outros mercados. Na Índia, por exemplo, haverá a colaboração para a produção de vários modelos em comum para ambas as marcas, onde o foco será a categoria de SUVs. Além disso, também está confirmado um novo carro para a Nissan com base no Renault Triber.

E, assim como acontecerá na América Latina, as montadoras se juntarão para o desenvolvimento de novos carros elétricos do segmento A.

Já na Europa, o Grupo Renault e a Mitsubishi Motors pretendem desenvolver dois novos carros com base no Renault Captur e Clio para a produção da nova geração de Mitsubishi ASX e Colt, ambos com base na plataforma CMF-B.

Também há planos para prazos ainda maiores, como a produção de modelos em comum entre Nissan e Renault. Nesse caso, são novos veículos elétricos do segmento C, porém, só devem chegar depois de 2026. Os futuros elétricos terão um armazenamento de energia de 800 V, para otimizar o alcance.

Ainda nesse sentido, também está previsto o lançamento de um carro elétrico do segmento B que levará o logotipo da Nissan, mas que será produzido na instalação do Grupo Renault, na França, também a partir de 2026.

Marcas também confirmaram o desenvolvimento de novos elétricos na Europa (Foto: Divulgação/Renault)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile