Renault Megane R.S. sai de linha com edição de despedida Ultime

O novo Megane R.S. Ultime é a edição de despedida do esportivo e marca o fim da divisão Renault Sport, que será extinta em 2023

Anunciada em maio de 2021, a extinção da divisão de esportivos Renault Sport (R.S.) ocorrerá oficialmente em 2023 – quando todos os projetos “apimentados” do grupo passarão a ser encabeçados pela marca Alpine. Para honrar o fim da linha, a fabricante anunciou o lançamento da série Ultime para o Renault Megane R.S., que deixará de ser fabricado neste ano. Veja os detalhes do modelo a seguir.

Megane R.S. Ultime marca o fim da divisão Renault Sport

Renault Megane R.S. Ultime 2023

Serão produzidas apenas 1.976 unidades do Renault Megane R.S. Ultime (Foto: Divulgação/Renault)

Faz pouco mais de um ano que os brasileiros deram adeus ao Renault Sandero R.S., que saiu de linha em dezembro de 2021 e encerrou um capítulo na história dos esportivos nacionais. Agora, pouco mais de um ano depois, a fabricante anuncia o fim de linha do Renault Megane R.S. na Europa, com a estreia da série limitada Ultime. 

Criada em 1976, a divisão de esportivos da Renault foi responsável pela criação de modelos icônicos, como o R5 Turbo e o Clio V6, além dos já citados Sandero R.S. e Megane R.S. Após quase 50 anos de história, a Renault Sport deixa de existir em 2023 e deixa seu legado aos cuidados da Alpine.

O Megane R.S. era o último modelo ainda disponível no portfólio da Renault Sport e terá o lote de despedida Ultime a partir do segundo trimestre deste ano. Ele substitui a versão regular do esportivo e terá mecânica da configuração R.S. Trophy. Como referência ao ano de criação da divisão, serão produzidas apenas 1.976 unidades do modelo.

No visual, o Renault Megane R.S. Ultime traz adesivos pretos inspirados no novo logotipo da Renault em diversas partes da carroceria, como teto, capô, portas, para-lamas e para-choque traseiro. O tom escurecido também foi aplicado às rodas (de 19 polegadas), grade, logotipos, retrovisores e maçanetas externas.

O hatch esportivo também traz para-lamas mais largos ( 60 mm extras na frente e 45 mm a mais na traseira), saídas de ar laterais, sistema de escapamento com saída central, antena do tipo barbatana de tubarão, faróis em LED R.S. Vision e difusor traseiro exclusivo.

Renault Megane R.S. Ultime 2023

Divisão Renault Sport será extinta em 2023 e dará lugar à Alpine (Foto: Divulgação/Renault)

Cabine traz itens exclusivos

Do lado de dentro, a edição de despedida do Megane R.S. recebe bancos Recaro com revestimento em alcantara, soleiras nas portas e placa de metal numerada no console. O item recebe a assinatura de Laurent Hurgon, piloto de testes e desenvolvimento do Mégane R.S. que é autor dos recordes do esportivo nos circuitos de Nürburgring, Suzuka e Spa-Francorchamps.

Entre os equipamentos de série, o Megane R.S. Ultime traz capa exclusiva para a chave presencial, central multimídia com tela de 9,3”, sistema de som Bose, quadro de instrumentos digital de 10”, controle de cruzeiro adaptativo e câmeras com visão 360°. Opcionalmente, o esportivo pode receber teto solar, head-up display e capa personalizada de proteção da carroceria.

Renault Megane R.S. Ultime 2023

Na cabine, esportivo recebe plaqueta numerada no console (Foto: Divulgação/Renault)

Mecânica é baseada no R.S. Trophy

A série Ultime é baseada no Megane R.S. Trophy. Com isso, o modelo traz motor 1.8 turbo de 300 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e 6 marchas, com tração integral e diferencial mecânico Torsen. 

Segundo dados de fábrica, o esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A primeira aparição pública da última edição do Megane R.S. está prevista para acontecer no Japão, durante o Salão de Tóquio, a partir de 13 de janeiro. O hatch está disponível nas cores preto Étoilé, branco Nacré, amarelo Sirius e laranja Tonic.

Renault Megane R.S. Ultime 2023

Modelo traz rodas e itens externos escurecidos (Foto: Divulgação/Renault)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Gustavo de Sá
Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

ASSISTA AGORA