Renault Megane; conheça o SUV elétrico com 500 km de autonomia

Com um visual chamativo, o novo Renault Megane está sendo um dos destaques da montadora francesa durante o Salão do Automóvel de Munique

Lembra do Renault Megane? Este veículo já foi vendido no Brasil. Ele era o representante da montadora francesa na categoria dos hatches médios. Porém, agora ele é um SUV elétrico. Com um visual chamativo, o novo modelo está sendo um dos destaques da montadora francesa durante o Salão do Automóvel de Munique.

Um nome histórico. O Renault Megane original surgiu na França durante os anos 90. Nestes 26 anos, passou por quatro gerações e diversas unidades vendidas pelo mundo. Agora, este novo veículo pertence a categoria dos SUVs. E traz consigo diversos atributos, como o design, as tecnologias oferecidas e o motor.

Renault Megane

Renault Megane (Foto: Divulgação/Renault)

Renault Megane; conheça o SUV elétrico com 500 km de autonomia

E o novo Megane chega em um momento importante para a Renault. Isso porque os modelos E-TECH fizeram sucesso durante o primeiro semestre deste ano. Sem falar que de acordo com a própria marca, serão lançados 10 novos carros elétricos nos próximos quatro anos.

Uma novidade do modelo é que ele será feito sobre a plataforma CMF-EV. O novo carro elétrico francês será o primeiro da marca a utilizá-la. Ela já está sendo utilizada pelo Nissan Ariya. Com esta nova plataforma, o carro ficou mais encorpado e robusto. Ele estará sendo oferecido nas configurações:

  • Equilibre
  • Techno
  • Iconic.

Leia mais: Carros que são destaques no Salão de Munique 2021

Renault Megane

Renault Megane (Foto: Divulgação/Renault)

Ele mede 4,21 m de comprimento, 1,78 m de largura (1,77 nos veículos de empresa) e 1,50 m de altura. Já o desenho do novo Renault Megane E-TECH traz traços interessantes. A grade dianteira, por exemplo, possui um desenho bastante futurista.

Na lateral, o destaque vai para as maçanetas da portas traseiras. Do mesmo modo que muitos carros famosos, elas estão localizadas na coluna. Sem falar que as dianteiras são automáticas. Ou seja, elas aparecem quando os passageiros se aproximam ou quando o motorista destrava o carro.

O mesmo aspectos modernos podem ser encontrados no conjunto óptico. Os faróis Full LED (e adaptativos) possuem um visual moderno e se estendem até o logotipo da marca. A Renault destaca que o fato delas trazerem um “desenho eletrizante”.

Renault Megane (Foto: Divulgação/Renault)

Renault Megane (Foto: Divulgação/Renault)

Já as luzes de condução diurnas também possuem um design inovador e descem até as saídas do para-choque. Na traseira, as lanternas possuem  filamentos micro-ópticos recortados a laser. Sem falar que cria um efeito 3D. Elas estão unidas por uma barra vermelha.

Outro detalhe importante é a nova cor dourada Warm Titanium. Os donos do Megane mais caro a encontrarão na parte inferior da dianteira. Sem esquecer das rodas de 20 polegadas.

Interior

O lado interno do novo Renault Megane E-TECH pode agradar muitas pessoas. Um dos motivos é o conforto oferecido. A nova plataforma faz com que ele tenha um entre-eixos de 2,70 m. Sem falar dos 21 cm de espaço para os joelhos nos bancos traseiros. Outro ponto interessante é a forma como a Renault fez o uso de materiais reciclados.

Por exemplo: o painel de bordo possui revestimento com material têxtil (versão básica e intermediária). Já no modelo mais caro, ele é revestido em couro. Enquanto isso, o contorno superior do painel de bordo e moldura superior dos painéis das portas tem detalhes em Alcantara (modelo intermediário) ou madeira Nuo (modelo top de linha)

Já os bancos de cada versão possuem diferenças. Na de entrada, ele tem revestimento de matéria-prima têxtil. Já na intermediária, mistura o material citado na primeira versão e couro. Já o modelo mais caro virá com encostos e assento em couro.

Tecnologias

Renault Megane

Renault Megane (Foto: Divulgação/Renault)

Pensando em tecnologias, o destaque principal vai para as duas telas do sistema OpenR Link . Atrás do volante está o painel de instrumentos de 12,3 polegadas. Já a central multimídia de 12 polegadas (Tela de 9 polegadas na versão de entrada) chama bastante a atenção.

Aqui você encontrará o sistema intuitivo OpenR Link. Outra novidade tecnológica é que o motorista pode atualizá-lo automaticamente. Tudo isso graças a tecnologia FOTA.

Mas tecnologias não são apenas para o entretenimento. O novo Renault Megane E-TECH oferece alguns sistemas que podem auxiliar o motorista durante o caminho. Dentre elas, podemos destacar:

  • Active Driver Assist (condução autônoma contextual)
  • Alerta de saída de faixa
  • Alerta de pontos cegos
  • Assistente de manutenção de faixa
  • Assistente de manutenção de faixa de emergência
  • Frenagem automática de emergência em marcha ré
  • Câmera 3D e visão 360º
  • Full Auto Park (versão mais nova do Park Assist)
  • Smart Real View Mirror

Conjunto elétrico

Renault Megane (Foto: Divulgação/Renault)

O Renault Megane E-TECH lançado no IAA Mobility será oferecido em duas opções de motorização. O mais simples pode gerar uma potência de 130 cv (96 kW) e torque de 25,5 kgfm. Já o mais potente possui uma potência máxima de 218 cv (160 kW)e torque de 30,6 kgfm. De acordo com a montadora francesa, o veículo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

Duas também são as possibilidades de baterias de lítio. A de 40 kWh pode fazer com que o carro tenha uma autonomia de 300 km (ciclo WLTP). Já a segunda tem capacidade de 60 kWh e pode fazer com o carro ande por 470 km (ciclo WLTP).

A marca também divulgou algumas estimativas de carregamento. Em postos de recarga com corrente alternada (AC), ele pode carregar em 1 hora (32A/22 kW trifásico).

Algumas versões também são compatíveis com postos de corrente continua (DC) de até 130 kW. Neste caso, 30 minutos são necessários para a recuperação de 300 km. Você também pode usar um Wallbox.

 

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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