Renault Logan Zen 1.6 2022: veja detalhes da versão topo de linha do sedã francês
O Renault Logan Zen 1.6 2022 pode oferecer várias qualidades. Mas, a falta de câmbio manual pode ser um problema. Veja mais!
O que você espera de um sedã compacto? A resposta desta pergunta provavelmente será algo relacionado ao espaço interno, a capacidade do bagageiro ou aos equipamentos de série. No caso do Renault Logan Zen 1.6 2022. ele pode oferecer todas estas qualidades.
O modelo possui bons atributos e pode concorrer com os modelos mais vendidos. Mas o câmbio manual pode ser um problema.
Renault Logan Zen 1.6 2022
O carro está em sua segunda geração. Uma situação contrária do veículo que é vendido na Europa. Por lá, a Dacia, que produz ela e o Sandero, já lançou um veículo mais moderno e com novos equipamentos. Não se sabe muito com relação a seu lançamento por aqui.
Enquanto isso, o modelo atual segue um pouco atrás no número de vendas. De acordo com dados da Fenabrave, foram vendidas até o mês de julho 6.691 unidades. Isso o coloca um pouco atrás de seus concorrentes, como Chevrolet Onix Plus, VW Virtus, Hyundai HB20S, VW Voyage e entre outros.
Na linha 2021, o modelo francês está sendo oferecido em três versões diferentes. Além da Zen 1.6, você pode encontrar também a Life 2022 e a Zen. 1.0 2022.
O modelo mais caro está custando a partir de R$ 84.190. Tá, o preço está um pouco fora do normal. Mesmo assim, ainda continua competitivo comparado a outros veículos que o mercado oferece. Modelos, como o Fiat Cronos e Chevrolet Onix tem suas versões intermediárias na mesma faixa de cima. Porém, o francês peca em alguns pontos.
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A última mudança em seu visual ocorreu em 2019. Nela, o para-choque recebeu um novo desenho. Os faróis possuem luzes de condução diurna em LED. Entretanto, o modelo não traz faróis de neblina. Um detalhe que diferencia das outras versões é as caixas de roda.
Elas vem com uma moldura diferente. E falando nisso, o carro vem calçado com pneus 205/55 R16 e rodas com aço estampado de 16″.
Suas medidas são:
- Comprimento: 4.350 mm
- Largura: 1.730 mm
- Altura: 1.570 mm
Interior
Um dos pontos positivos é o interior. O Renault Logan é um bom carro para viajar com a família. Se entre-eixos de 2.635 mm pode garantir um bom espaço interno para o os passageiros. Já o porta-malas de 510 litros é um dos maiores de toda a categoria.
Alguns itens deixam a viagem um pouco mais interessantes. Ao centro do painel, por exemplo, ele traz a central multimídia MEDIA Evolution (tela touchscreem de sete polegadas). Você pode espelhar seu smartphone com o Android Auto ou com o Apple CarPlay. Uma função que faz falta é a câmera de ré.
Conjunto mecânico
Este Renault Logan Zen é o única configuração que traz sob o capô o motor 1.6 SCe 16V. Ele pode gerar uma potência de 115 cv/118 cv (gasolina e etanol, respectivamente) a 5.500 rpm.
Já o torque máximo é de 16 kgfm a 4.000 rpm (gasolina e etanol). De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos e velocidade máxima de 186 km/h.
A transmissão utilizada é a manual de cinco velocidades. Temos aqui uma outra perda importante. Já faz um tempo que o câmbio CVT X-TRONIC não está sendo oferecido. E isso pode ser prejudicial na hora de comparar com outros sedãs.
Já o seu consumo é muito bom. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer:
- Cidade: 11,9 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol)
- Estrada: 13,1 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol)
Equipamentos de série
Apesar de ser bastante razoável e não oferecer opcionais, o pacote de itens de série do Renault Logan Zen 1.6 pode ser bastante útil. Dentre os principais equipamentos, destaque para:
- Bancos traseiros rebatíveis
- Ar-condicionado
- Vidros traseiros com função One touch
- Travas elétricas
- Iluminação do porta-malas
- Quatro airbags
- Central multimídia MEDIA EVOLUTION
- Freios ABS
- Botão Stop & Start
- Retrovisores manuais
- Luz de condução diurna em LED
- Direção com assistência elétrica
- Computador de bordo
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.