Renault lança utilitário elétrico com autonomia de quase 300 km

A Renault anunciou o lançamento de uma versão 100% elétrica de seu utilitário Renault Trafic Van. Modelo oferece flexibilidade e autonomia.

A Renault anunciou o lançamento de uma versão 100% elétrica de seu utilitário Renault Trafic Van. Ideal para atividades profissionais no ambiente urbano, o utilitário elétrico entrega autonomia de cerca de 300 km.

Confira a seguir o que a nova van acrescenta ao portfólio de comerciais elétricos da marca francesa.

Novo utilitário elétrico Renault Trafic Van oferece flexibilidade para o uso profissional

Renault Trafic Van E-Tech (Foto: Divulgação/Renault)

O Renault Trafic Van E-Tech chega para completar a linha de veículos utilitários movidos à energia de baterias, juntando-se ao recém lançado Renault Kangoo Van elétrico e ao Renault Master E-Tech elétrico.

Assim como os outros modelos utilitários da marca, a versão elétrica do furgão não abre mão de nenhum atributo da versão com motor à combustão, oferecendo um alto nível de desempenho, opções e customização.

O Renault Trafic Van E-Tech elétrico conta com o legado de todas as qualidades que fizeram o sucesso do modelo comercializado há mais de 40 anos e ícone do segmento, que ocupa a terceira posição entre os furgões leves mais vendidos na Europa.

O veículo oferece grande capacidade de carga, modularidade e várias opções de versões disponíveis. Confira algumas características:

  • Dois comprimentos (5,08 m e 5,48 m) e duas alturas (1,967 m e 2,498 m)
  • Volume de carga (modo furgão) de 5,8 m3 a 8,9 m3
  • Comprimento de carga de até 4,15 m (versão L2 estendida com abertura da portinhola para carga longa localizada na divisória)
  • Capacidade de reboque de 750 kg e carga útil de 1,1 t
  • Disponível em versão chassi-cabine

Dentro da cabine, os porta-objetos têm capacidade total de 88 litros (19,7 litros no console, 14,6 litros nas portas e 54 litros no banco).

Conforme a versão de acabamento, o porta-luvas se transforma na gaveta “Easylife”, cuja engenhosa abertura facilita o uso pelo condutor, com 6,6 litros de capacidade.

Na Europa, o Renault Trafic Van foi o primeiro veículo comercial leve a oferecer um “escritório móvel”.

Ao rebater o banco central, o encosto se transforma em mesa de trabalho – com um vão para colocar uma prancheta – ou mesa de apoio para refeições.

Autonomia suficiente para o cotidiano profissional na cidade

Renault Trafic Van E-Tech (Foto: Divulgação/Renault)

Com uma bateria de íons de lítio com capacidade de 52 kWh, o Trafic Van E-Tech elétrico tem autonomia de até 297 km em ciclo WLTP, oferecendo aos usuários a possibilidade de cobrir a maioria de seus trajetos diários com tranquilidade, pelo melhor custo de propriedade e utilização.

As baterias têm garantia de oito anos ou 160 mil km. Nesse período, elas são substituídas gratuitamente se a capacidade se deteriorar a um nível inferior a 70% do valor nominal.

O Trafic Van E-Tech é equipado com um motor de 90 kW (122 cv) e 245 Nm de torque disponível imediatamente para uma condução fluida e tranquila.

O modo ECO limita a potência do veículo para otimizar a autonomia da bateria, enquanto a versão “long range” limita a velocidade a 90 km/h, aumentando a autonomia para 322 km.

O sistema hidráulico de frenagem é complementado por um Sistema de Frenagem Regenerativa Adaptativa (ARBS), que maximiza a energia recuperada.

Para recarregar a bateria, o Renault Trafic Van E-Tech elétrico permite escolher entre 3 tipos de carregadores:

  • Carregador de 7 kW CA monofásico, que funciona em todos os tipos de recarga doméstica;
  • Carregador de 22 kW CA para recarga acelerada em eletropostos públicos, permitindo recuperar 50 km de autonomia (ciclo WLTP) em menos de 25 minutos;
  • O carregador rápido de 50 kW CC (corrente contínua) estará disponível em 2024.

Por meio do aplicativo MyRenault para smartphones ou o sistema multimídia Renault Easy Link (de série em todas as versões de acabamento), o Novo Trafic Van E-Tech elétrico conta com serviços conectados específicos, como:

  • Programação da recarga da bateria e monitoramento do status da recarga da bateria a distância;
  • Programação do pré-aquecimento ou resfriamento da cabine;
  • Busca de eletropostos no trajeto;
  • Cálculo dos destinos que podem ser acessados com a autonomia restante da bateria.

O novo utilitário elétrico Renault Trafic Van E-Tech (Foto: Divulgação/Renault)

A pré-venda das versões L2 (Van H1 & H2, chassi-cabine e cabine dupla) do utilitário elétrico da Renault terá início no próximo mês de outubro, com as primeiras entregas ocorrendo em novembro.

Já as versões L1 (Van H1 e cabine dupla) têm pré-venda a partir de novembro, com as primeiras entregas em dezembro. Preços e outros detalhes do modelo serão divulgados em breve.

Você pode gostar: Jeep confirma o retorno do SUV Grand Cherokee ao Brasil com motor híbrido

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile