A Renault promoveu, nesta quinta-feira (21), o lançamento do seu primeiro SUV elétrico no Brasil.
O Renault Megane E-Tech se beneficia de uma plataforma inédita voltada a veículos elétricos da marca, a CMF-EV, que busca unir o melhor do design, performance e tecnologia num único produto. Os preços partem de R$ 279.900.
Conheça o primeiro SUV elétrico da Renault no Brasil
Com o Megane E-Tech, a Renault avança no seu plano de eletrificação, atuando em um segmento inédito em sua história no Brasil, visando atender ao cliente que busca tecnologia, sofisticação e modernidade.
“O Megane E-Tech é o primeiro veículo a ser comercializado da fase Renovation aqui no Brasil, que é a segunda fase do plano estratégico mundial Renaulution. É o primeiro veículo que chega com a nova identidade da Renault, refletindo o novo posicionamento da marca no mundo e no Brasil”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
O Megane E-Tech é sucesso na Europa com mais de 60 mil emplacamentos e o mercado brasileiro de veículos elétricos a bateria (BEV) vem registrando crescimento contínuo.
Na comparação do primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2021, o peso desse segmento já é quatro vezes maior.
Design inovador
O Renault Megane E-Tech introduz uma nova plataforma focada na motorização elétrica, sendo pioneiro na linguagem de design “Sensual Tech”. T
ambém é o primeiro a apresentar a nova logo da marca, chamada “Nouvel’R”.
O design curvilíneo dos ombros da carroceria, os recortes nos para-lamas em torno dos faróis e o capô arqueado coexistem com linhas definidas, como a lâmina nos para-choques e as saídas de ar laterais no para-choque dianteiro, ressaltando uma sensação de qualidade premium.
As características “sensuais” que marcaram o sucesso do seu estilo foram mantidas, integrando elementos tecnológicos (faróis Full-LED com detalhes em 3D na traseira, painel de instrumentos digital de 12,3” integrado a uma central multimídia com tela de 9”), além de outros detalhes inspirados em objetos high-tech.
Com uma distância entre eixos de 2,68 m e um comprimento total de 4,20 m oferecidos pela nova plataforma modular CMF-EV, o Megane E-Tech exibe proporções inéditas.
Os designers criaram um hatch dinâmico com dimensões externas mais contidas.
A bateria tem uma espessura recorde dentre os veículos da marca (apenas 110 mm), o que permitiu diminuir as proporções externas para definir novos limites na relação dimensões externas/espaço interno, reduzindo assim o centro de gravidade e proporcionando mais dinamismo ao dirigir.
O primeiro SUV elétrico da Renault no Brasil associa um design compacto e uma linha de teto mais baixa (1,52 m), mas com amplo espaço interno.
O Megane E-Tech traz maçanetas de porta embutidas.
Quando o motorista ou o passageiro dianteiro se aproxima para abrir uma porta, ou quando o veículo é destravado, as maçanetas disfarçadas na carroceria aparecem automaticamente, por meio de um sistema elétrico.
Cabine requintada
Na cabine do Renault Megane E-Tech, fica evidente a inspiração vinda do universo premium.
Vários materiais inéditos e reciclados foram combinados para oferecer um ambiente acolhedor, para que os ocupantes se sintam “em casa”.
O objetivo dos designers foi ir além dos materiais tradicionais, como o plástico, e além das cores tradicionais, como o preto.
O painel frontal é revestido de material têxtil. Já o contorno superior d e a moldura superior dos painéis das portas são ornados com um revestimento em Alcântara.
O revestimento dos bancos leva material têxtil 100% reciclado. Os porta-objetos nos painéis das portas são forrados com carpete, proporcionando maior conforto visual e sonoro.
Graças ao formato retangular, a capacidade de até 440 litros do porta-malas é 100% aproveitável, onde os cabos de recarga encontram um compartimento de 33 litros específico, com acesso a partir do forro do assoalho.
Na frente, o apoio de braço central integra um porta-objetos com dois conectores USB Tipo C e uma tomada de 12 V.
Na parte de trás do apoio de braço foram instalados dois outros conectores USB Tipo C (para recarregar smartphones, tablets ou consoles), dedicados aos passageiros da parte traseira.
Já a parte inferior da central multimídia conta com uma série de botões de controle do tipo “piano”, além de um espaço para acomodar um smartphone, que pode ser posicionado na horizontal, para ser recarregado por indução, ou na vertical, para melhor visualização da tela.
Bom desempenho
O Renault Megane E-Tech tem motorização que oferece 220 cv de potência e 30,6 kgf.m de torque, além dequatro níveis de frenagem regenerativa.
O motor síncrono eletricamente excitado (EESM) tem sido usado consistentemente pelo Renault Group nos últimos dez anos e possui melhor potência em comparação com motores de ímã permanente e não requer metais de terras raras, reduzindo assim o impacto ambiental e o custo da produção em larga escala.
O modelo oferece todo o prazer da condução elétrica, principalmente a aceleração instantânea, tanto dinâmica como linear, permitindo que acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos.
Assim como o conjunto motriz, o Megane E-Tech tem uma bateria totalmente nova de 60 kWh e 395 kg, cujo projeto foi feito para se integrar perfeitamente à plataforma CMF-EV.
A bateria fina contribui diretamente para limitar a altura do veículo a 1,52 m, beneficiando a aerodinâmica e a eficiência.
A autonomia de até 495 km no uso urbano e 463 km no rodoviário, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade (Inmetro).
No uso misto, a autonomia é de 481 km na SAE J1634 e de 337 km no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
O valor do PBEV é calculado com uma redução de 30% na autonomia de uso misto da norma SAE J1634.
A bateria de 60 kWh é composta de 12 módulos de 24 células cada, distribuídos em duas camadas, com garantia de 8 anos ou 160.000 km.
Durante este período, elas são substituídas gratuitamente caso sofram uma deterioração que resulte em um nível inferior a 70% de sua capacidade nominal.
A bateria pode recuperar energia a cada frenagem. Mas para otimizar a autonomia independentemente do modo de condução, o Renault Megane E-Tech é equipado com um sistema de frenagem regenerativa otimizada.
A frenagem regenerativa é ativada quando a alavanca de marchas está posicionada no modo D (Drive), permitindo recuperar a energia cinética da desaceleração (soltando o pé do acelerador) e transformando-a em energia elétrica, que é armazenada na bateria.
Assim, é possível melhorar a eficiência e autonomia do veículo, utilizando menos o pedal do freio.
Um dos concorrentes diretos do novo SUV elétrico da Renault no mercado brasileiro é o BYD Yuan EV, confira o review do modelo: