Renault Kwid elétrico vem para o Brasil em 2022; conheça o SUV

Hoje, um dos carros mais baratos do mercado brasileiro é o Renault Kwid. Este é um dos atrativos do SUV lançado em 2017. E no próximo ano, ele ganhará uma versão 100% elétrica. Sua chegada já foi confirmada pela própria montadora. Enquanto o Renault Kwid elétrico brasileiro não chega, o Dacia Spring (Kwid elétrico para o mercado europeu) se mostra um carro elétrico acessível  e segue fazendo bastante sucesso no Velho Continente.

Este carro foi lançado no continente no começo deste ano. Neste mercado, ele está sendo vendido pela Dacia, uma marca romena do grupo da Renault. Mas sua fabrica fica um pouco longe dali. Tanto ele quanto o Renault City K-ZE (também irmão do nosso Kwid elétrico, só que vendido na China e na Índia) estão sendo fabricados na província de Hubei, na China.

Renault Kwid elétrico
Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

O Dacia Spring, o “irmão” do nosso futuro Renault Kwid elétrico está fazendo bastante sucesso na Europa; conheça o SUV

Todos os dias, várias unidades Spring saem deste local com destino á Europa, onde é um verdadeiro sucesso de vendas. De acordo com o site Movilidade Electrica, em oito meses, ele teve mais 40.000 unidades encomendadas. Sendo que ele acumulou mais de 16.000 unidades comercializadas em três meses de pré-venda. Ele se destaca em alguns países, como Itália e Espanha. Mas qual será a fórmula do sucesso?

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

Muitos acreditam que o preço é uma delas. Em Portugal, por exemplo, ele está custando a partir de 17 mil euros. Já na Espanha, 17.605 euros. Vale lembrar que os espanhóis podem adquirir o carro por 9.905 euros graças ao Plan Moves III – incentivos do governo espanhol para compra de carros elétricos. Ou seja, estamos falando de um dos carros elétricos mais em conta deste mercado (mesmo com os preços normais).

Lembrando que o CEO da Renault Luca de Meo disse recentemente que existe a possibilidade do Renault Kwid elétrico chegar em 2022 para ser o carro 100% elétrico mais barato do Brasil. O que pode muito bom para o mercado brasileiro. Outro motivo que faz o Dacia Spring ser bastante querido na Europa é o seu estilo. As pessoas também gostam de sua robustez, por exemplo. Ele é um SUV que mede 3.734 mm de comprimento e 1.579 mm de largura.

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

O carro é praticamente o Renault Kwid, mas traz algumas diferenças. A começar pela grade dianteira. Ela traz detalhes da identidade visual da marca romena. Já seus faróis são bipartidos (em LED) e lembram a reestilização do Kwid indiano. Na traseira, o carro traz lanternas de LED e m para-choque redesenhado. Lembrando que existe a possibilidade do Renault Kwid elétrico brasileiro passar por mudanças no visual.

Itens e motorização

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

O Dacia Spring vendido na Europa traz consigo um pacote de itens bastante interessante. Pensando na segurança e no conforto do motorista, ele pode ter luzes de condução diurna, câmera de ré, controle eletrônico de estabilidade, airbags duplos, ar-condicionado, direção elétrica e entre outros. Agora, pensando em tecnologias, o principal destaque é a central multimídia MEDIA NAV de sete polegadas. Claro, isso dependerá da versão.

Já debaixo do capô está o motor elétrico. Este pode gerar uma potência máxima de 45 cv e torque máximo de 12,7 kgfm. Com este motor, ele pode atingir a velocidade máxima de 125 km/h. Falamos acima que o visual pode mudar. O motor usado pelo Renault Kwid elétrico brasileiro também pode ser diferente.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

Por fim, o modelo vendido na Europa tem uma bateria com capacidade de 27,4 kWh. Ele faz com que o carro tenha uma autonomia de 230 km (ciclo WLTP). Bom, agora nos resta esperar por mais informações do nosso Kwid elétrico.

Com informações de Movilidad Eléctrica/InsideEVs

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar