Renault Kwid elétrico recebe apenas 1 estrela no Euro NCAP; saiba motivos

O Renault Kwid elétrico não conseguiu um bom resultado no Euro NCAP. Neste teste de segurança, o ele tirou apenas uma estrela. Veja mais!

O Renault Kwid elétrico (Kwid E-TECH) será lançado neste ano por aqui. O modelo chega para aumentar a oferta de carros da montadora. Enquanto isso, seu equivalente romeno, Dacia Spring, é um sucesso de vendas desde o lançamento oficial. No entanto, ele não conseguiu um bom resultado no Euro NCAP. Neste teste de segurança, o sub-compacto com motor eletrificado tirou apenas uma estrela.

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

Renault Kwid elétrico tem mal resultado no Euro NCAP; saiba motivos

Estamos falando de um dos mais importantes e exigentes testes de segurança de todo o mundo. Ele verifica e avalia o nível de segurança em veículos vendidos no Velho Continente. De acordo com a entidade responsável, o modelo romeno conseguiu apenas uma estrela em seu teste. O máximo de estrelas é cinco. Ele teve 49% de proteção para adultos, 56% para crianças, 39% para pedestres e 32% para sistemas de segurança ativa.

Este crash-test do primo do Renault Kwid elétrico também revelou que o nível do risco de lesões na região do torax do condutor é alto. Isso em casos de acidentes frontais. A mesma coisa acontece com as pernas. O mesmo teste avaliou outro carro elétrico da marca. Estamos falando do Zoe. Este carro, que já está sendo vendido aqui no Brasil, tirou uma nota zero.

O pequeno Dacia Spring foi lançado no ano passado. Lembrando que ele vem de série com alguns itens de série de segurança. Dentre eles, podemos destacar os seis airbags, a frenagem autônoma de emergência e a chamada de emergência. O preço cobrado por ele também impressiona. Na França, por exemplo, ele custa 17.390 euros. Ele também conquistou o prêmio de melhor compra de 2021 pelo site Auto Best.

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

Ele mede 3.734 mm de comprimento, 1.579  mm de largura e 1.516 altura. Fabricado na China, o Spring é primo do Renault City K-ZE. A principal diferença é justamente o logotipo da montadora romena. E estamos falando de um carro bastante completo. O Spring pode vir de série com o rodas de 14 polegadas, luzes de condução diurna, direção elétrica, ar-condicionado, central multimídia MEDIA NAV de sete polegadas e entre outros.

Motorização e Brasil

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

O Dacia Spring está equipado com um motor elétrico que pode gerar uma potência máxima de 45 cv e um torque máximo de 12,7 kgfm. Com este motor, ele pode atingir a velocidade máxima de 125 km/h. Enquanto isso, a bateria que alimenta este propulsor tem capacidade para 27,4 kWh. A autonomia do carro é de 230 km (ciclo WLTP). Ou seja, bastante útil.

Mas o nosso Renault Kwid elétrico deve ter um motor diferente. Conforme divulgado pela própria fabricante francesa, o modelo que será lançado em nosso mercado deve ter um “motor elétrico específico desenvolvido para as condições brasileiras”. A marca ainda não divulgou uma data para o lançamento. A expectativa é que o carro tenha um visual bastante próximo de seus primos e do Kwid movido a combustão, que foi remodelado neste mês.

Outra expectativa é com relação ao seu preço. O Kwid elétrico pode ser o carro mais barato do País. Hoje, este posto é do JAC E-JS1. Este modelo chinês custa a partir de R$ 164.900.

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile