Renault Kwid elétrico já está nas lojas; saiba preços

Apresentado em abril, o Renault Kwid elétrico foi lançado de forma oficial no mercado nacional ontem, 05 de setembro. O modelo é o carro elétrico mais barato do país, com preço sugerido de R$ 146.990; veja mais detalhes.

O Renault Kwid elétrico foi oficialmente lançado no mercado brasileiro após ser apresentado em abril; confira os detalhes do veículo
O Renault Kwid elétrico foi oficialmente lançado no mercado brasileiro após ser apresentado em abril; confira os detalhes do veículo (Foto: Divulgação)

Renault Kwid elétrico: modelo é o mais barato da categoria

Em abril, a Renault iniciou um novo capítulo na história da mobilidade do Brasil, com o início da pré-venda do Kwid E-Tech, o veículo mais acessível da gama elétrica da marca. Em menos de dois meses, o primeiro lote de 750 unidades se esgotou. Agora, a marca anunciou o lançamento oficial do veículo no mercado brasileiro.

Vale ressaltar que o Kwid elétrico também estará disponível no Renault on Demand, solução de mobilidade da marca para o mercado brasileiro, que oferece diversos planos de assinatura de longa duração customizáveis.

VEJA TAMBÉM

298 km de alcance

Com uma motorização elétrica, o Kwid E-Tech é ágil no trânsito urbano. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos.

A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro, e 265 km no ciclo misto.

Outra vantagem é a economia do quilômetro rodado, natural nos veículos elétricos, que no Kwid E-Tech é também resultado do peso de apenas 977 kg.

Traduzindo em valores: considerando R$ 6,20 o preço médio da gasolina no Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o valor médio de 1kWh a R$ 0,66, o custo de um quilômetro rodado do Kwid E-Tech é de R$ 0,06. Esse mesmo quilômetro rodado custa R$ 0,41 em um veículo térmico equivalente.

Outro destaque do Kwid E-Tech é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade 26,8 kWh e que pode ser carregado até em uma tomada doméstica 20A aterrada.

A motorização 100% elétrica de 48 kW (equivalente a 65 cv) é associada a uma bateria de 26,8 kWh.

A autonomia da bateria pode ser otimizada por meio do modo de condução ECO acionado facilmente através de um botão no console central. Este modo limita a potência de 33 kW (em vez de 48kW), velocidade máxima a 100 km/h e torna a frenagem regenerativa mais atuante.

A recarga pode ser feita em tomada comum, em Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC).

Por exemplo, para carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em DC são necessários 40 minutos, em um Wallbox de 7kW são 2h54 e em uma tomada doméstica de 220 volts são 8h57.

O Renault Kwid elétrico foi oficialmente lançado no mercado brasileiro após ser apresentado em abril; confira os detalhes do veículo
Autonomia chega a 298 km no ciclo urbano (Foto: Divulgação)

Preço de R$ 146.990

O Kwid E-Tech é oferecido em única versão e tem preço sugerido de R$ 146.990. Completo, o veículo traz seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System) e assistente de partida em rampa (HSA).

Câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Media Evolution e direção elétrica, e outros itens de segurança e conforto também estão presentes.

Além disso, o Kwid E-Tech traz o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) que emite um sinal sonoro de alerta aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas. Esse som é uma assinatura exclusiva a todos os modelos elétricos do Renault Group.

O Renault Kwid elétrico foi oficialmente lançado no mercado brasileiro após ser apresentado em abril; confira os detalhes do veículo
Kwid elétrico é o carro da categoria mais barato do Brasil (Foto: Divulgação)

Design do Kwid elétrico

Sua frente ostenta uma personalidade forte com um capô vincado, um grande para-choque, além de um conjunto óptico separado com luzes de circulação diurna (DRL) em LED que se prolongam até a grade fechando o conjunto visual.

Marca registrada dos veículos elétricos, a grade frontal do Kwid E-Tech é inteiriça. Contemporânea, ela também tem a função de alojar a tampa de recarga cuja abertura é acionada através de um comando interno no painel no lado do motorista.

A traseira é marcada por um robusto para-choque, que traz elementos como protetor (skid plate) pintado na cor prata e refletores integrados.

Carros elétricos
Interior do veículo (Foto: Divulgação)

A identidade E-Tech está presente nas faixas laterais e na tampa traseira com a inscrição E-TECH Electric.

Com dimensões externas compactas, o Kwid E-Tech oferece quatro lugares para os passageiros adultos.

O porta-malas oferece 290 litros de capacidade volumétrica. O banco traseiro pode ser rebatido, aumentando a capacidade de carga para 1.100 litros.

Com um painel com detalhes em prata combinados com preto brilhante, a cabine do Kwid E-Tech é funcional. A alavanca de marchas é substituída por um comando rotativo cromado, com simples utilização em três posições: D (drive/marcha à frente), N (neutro/ponto morto) e R (ré).

Os itens de série incluem a direção 100% elétrica com assistência variável, ar-condicionado, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade (com acionamento no volante), sistema multimídia Media Evolution e regulagem elétrica dos retrovisores.

O sistema multimídia Media Evolution oferece uma tela touchscreen de 7”, espelhamento de smartphone compatível com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, entradas USB e AUX. O volante traz o botão “push to talk”, que aciona o comando para reconhecimento de voz (via smartphone), permitindo ativar e comandar o assistente iOS ou Google do smartphone.

O veículo estreia uma nova cor de carroceria, verde Noronha, exclusiva do modelo, e também está disponível em branco Glacier Polar e prata Diamond.

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar