Renault Kwid elétrico deve vir para o Brasil; conheça o modelo

Já faz um tempo que o Renault Kwid está entre nós. Este sub-compacto chegou no ano de 2016 e tem diversos atributos. Um deles é ser um dos veículos mais baratos do Brasil. E no próximo ano, ele promete chegar com novidades. Estamos falando de uma versão elétrica, que deve ser lançada no segundo semestre do próximo ano. Existe a expectativa que este Renault Kwid elétrico seja baseado em um veículo romeno: o Dacia Spring.

A informação é do site Mobi Auto. De acordo com uma apuração feita pela publicação, ele será lançado, provavelmente, durante o último trimestre de 2022. O novo carro da Renault deve chegar depois da reetilização do modelo à combustão. Esta pode começar a ser comercializada a partir do próximo ano também. O Kwid elétrico chegará para completar a linha de carros elétricos da marca francesa, que já tem o Zoe E-TECH.

Renault Kwid elétrico
Renault Kwid indiano (Foto: Divulgação/Renault )

Renault Kwid elétrico será baseado no Dacia Spring; conheça o carro romeno

Espera-se que ele venha para cá importado da China. Ainda não há indícios de qual será o seu preço. Mas espera-se que ele chegue ao Brasil para concorrer diretamente pela posição de carro elétrico mais barato. Hoje, quem faz este papel é o JAC E-JS1, que está custando a partir de R$ 159.900. Seu lançamento aconteceu neste ano. Com relação ao visual, o Renault Kwid elétrico compartilhará vários detalhes com o Dacia Spring.

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

Sua apresentação oficial em solo europeu no começo deste ano. Este carro traz design e linhas lembram muito o Kwid reestilziado indiano – e que virá ao Brasil. Óbvio, o Spring está equipado com a grade e logotipo da empresa romena. Ou seja, quando vier ao Brasil, terá sua grade trocada pela da marca francesa. Este Dacia Spring ainda traz na dianteira, por exemplo, faróis bipartidos com iluminação em LED.

A traseira também ficou bastante parecida com o próximo Kwid. Nesta parte, é possível encontrar lanternas de LED e um para-choque novo. Este carro mede 3.734 mm de comprimento e 1.579 mm de largura. Já o porta-malas possui capacidade para 300 litros  (capacidade máxima de 620 litros). Ele calça rodas de 14 polegadas e pneus 165/70 R14.

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)
Renault Kwid elétrico
Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

O interior do Dacia Spring também possui certas semelhanças com o Renault Kwid. No entanto, você pode encontrar alguns itens interessantes. A central multimídia, por exemplo, é a MEDIA NAV com tela de sete polegadas. Você consegue emparelhar seu smartphone por meio do Android Auto ou pelo Apple Car Plus. A câmera de ré também está disponível e pode ser útil na hora de estacionar.

Motorização

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

Ainda não informações sobre qual motor equipará o Renault Kwid elétrico. O Dacia Spring está equipado com um motor elétrico de 45 cv. De acordo com a empresa romena, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 19,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 125 km/h. As baterias que alimentam este motor (de íons de lítio) tem capacidade de 27,4 kWh. A marca diz que sua autonomia é de 230 km (ciclo WLTP). Ela também diz que usando um carregador DC, é possível recuperar 80% de autonomia em menos de uma hora.

Dacia Spring (carro que servirá de base para o Renault Kwid elétrico) é o mais barato da Europa.

Renault Kwid elétrico
Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

O Dacia Spring também famoso por conta de seu preço. Nenhum outro carro 100% elétrico consegue se mais barato do que ele. Em diversos países do Velho Continente, ele está custando na faixa dos 20 mil euros (cerca de R$ 130 mil). E em algumas partes, ele consegue ser um dos mais vendidos. Segundo o site InsideEVs, ele foi o carro elétrico mais vendido da Itália, em outubro.

O pequeno carro da Romênia teve 1.777 unidades comercializadas no último mês. Desbancando o Fiat 500e, o “dono da casa”. Agora, só nos resta esperar o lançamento do modelo da Renault em terras brasileiras. Nosso mercado de veículos eletrificados está crescendo e várias marcas já oferecem modelos deste tipo por aqui.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar