Além de terem quatro rodas, um motor, um volante, os dois carros têm algo em comum: o preço. Se você quiser ter um Renault Kwid 0 km ou BMW X1 2010 vai desembolsar aproximadamente o mesmo valor: R$ 70 mil.
Mas é possível comparar um modelo novo com um usado com mais de 10 anos? Sim, a questão é ilustrar se vale a pena comprar um utilitário 0 km, o famoso “pelo menos não tô a pé” ou um hatch de ponta, visto as características de cada um. Então, vamos lá!
Renault Kwid 0 km ou BMW X1 2010?
O primeiro passo é fazer um pequeno review dos dois. Enquanto o Kwid 2023 conta com um motor 1.0 de até 71 cv de potência, câmbio manual de 5 marchas, o BMW X1 é bem mais robusto. Com motor 3.0 de 16 válvulas entrega até 258 cv de potência e faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Já o Kwid leva mais de 12 segundos para alcançar os 100 km/h.
VEJA TAMBÉM
Vamos a outros pontos:
Consumo
Se avaliar só a potência, o modelo da BMW ganha de lavada, mas não é só isso. O consumo do 1.0 é menor, podendo fazer até 15,7 km/l segundo o fabricante. Já o hatch premium é mais beberrão, fazendo de 8 a 10 km/l. Então, ponto para Kwid.
Manutenção
Outro ponto que o pequeno ganha é na manutenção. Em tese, um modelo novo exige menos gastos, quebra menos e apenas a manutenção periódica é suficiente nos primeiros anos. Já um carro com quase 13 anos vai exigir um pouco mais de atenção (e dinheiro), principalmente porque as peças de reposição costumam ser mais caras.
Itens de segurança
O Kwid é um carro que atende a regulamentação brasileira que exige dois airbags frontais e laterais, freios ABS, indicadores de condução e troca de marcha. Sua avaliação na Latin Ncap é de 2 estrelas em 5.
Já o X1 2010 também possui airbags laterais e frontais, mesmo sendo lançado em um momento em que a legislação de segurança era mais flexível. Além disso, o modelo apresenta outros itens de segurança que o Kwid não tem, como distribuição eletrônica de frenagem e controle de tração.
Financiamento
O que pesa para o BMW X1 são os juros em caso de financiamento. Isso porque o valor da entrada de um carro mais velho é mais em relação ao 0 km, bem como a taxa de juros. Em outras palavras, você vai precisar de uma entrada maior e vai pagar mais juros nele quando comparado ao Kwid. Esse é um trâmite comum entre os bancos, visto que preferem impulsionar a venda de carros novos.
Então, qual prefere, Renault Kwid 0 km ou BMW X1 2010?