Renault Kardian tem atributos para concorrer com os SUVS mais vendidos?
Será que o Renault Kardian consegue concorrer com os SUVS mais vendidos? Veja nossa análise sobre o futuro do SUV lançamento da Renault.
Ele ainda está tímido em termos de vendas. De acordo com a Fenabrave, foram vendidas 265 unidades vendidas em fevereiro do Renault Kardian, mas em março foram 616 vendas – um aumento de 72,1%.
É um aumento significativo, porém ainda há margem para a questão: o Kardian vai conseguir concorrer com os mais vendidos? Vamos tentar responder.
Renault Kardian tem força para se tornar um dos SUVS mais vendidos?
Sim, e ele vai ter alguns páreos duros pela frente:
- Nissan Kicks (5.034 emplacamentos em março)
- Hyundai Creta (4.317)
- Volkswagen Nivus (3.915)
- Fiat Pulse (3.038), entre outros SUVs.
E para essa empreitada, o Kardian possui diversos pontos fortes que o colocam em posição de destaque no segmento de SUVs compactos:
Motorização moderna
A Renault inaugura no país a nova plataforma RGMP, assim como o motor 1.0 turbo de 3 cilindros que entrega 125 cv.
O modelo ainda conta com injeção direta e câmbio automático de dupla embreagem EDC. Uma combinação que promete desempenho ágil associado à economia de combustível.
Dimensões compactas
Com 4,11 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,54 m de altura, o Kardian perde para quase todos os SUVs citados acima, mas não é tanto assim. A média fica entre de 15 a 19 cm a menos.
Ele só ganha do Pulse com 4.099 mm C x 1.774 mm L x 1.580 mm A.
Ainda pesam positivamente para o modelo da Renault as rodas de 17 polegadas, a generosa distância entre eixos (2,60 metros) e os ângulos de ataque e saída (20° e 36°) que garantem versatilidade e segurança.
Design moderno e atrativo
A Renault caprichou nesse lançamento. O Kardian possui um design moderno e elegante, com linhas fluidas e detalhes que o distinguem dos demais SUVs compactos.
Foi uma verdadeira reestilização em relação aos carros da marca no país, no entanto, há uma clara tentativa de aproximar o visual com os dos modelos vendidos na Europa.
Os faróis divididos na frente, o capô elevado e as lanternas em relevo e a assinatura luminosa do Kardian dois módulos aumentam a robustez do Kardian.
Principais itens de série
Bem equipado, o Kardian conta com alguns itens que não estão presentes no principal rival, o Pulse. Um exemplo são os 6 airbags, (o Pulse só tem 4).
Fora isso, ele conta com bons recursos para brigar com os maiores, como:
-
Tela multimídia de 8 polegadas com regulagens do sistema MULTI-SENSE
-
Painel de instrumentos digitais
-
Aros de roda diamantados
-
Controlador e limitador de velocidade
-
Assistente de partida em rampa
-
Alavanca “e-shifter” e freio de estacionamento elétrico
-
Controle de cruzeiro adaptativo
-
Sensores de obstáculos traseiros
-
Câmera de ré
-
Controles eletrônicos de estabilidade e tração
-
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
-
Start&Stop
-
Modo ECO com EcoScoring
-
Espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay
-
Ar-condicionado automático e digital
-
Alerta de ponto cego e câmera multivisão: equipamentos únicos no segmento
-
Alerta de distância segura
-
Comando elétrico nos vidros e retrovisores
-
Faróis com LEDs diurnos
-
Barras de teto modular
Preço
Com preços a partir de R$ 112.990, o Kardian é R$ 9 mil mais caro que o Pulse (vendido a R$ 103.990 na versão de entrada).
É o mesmo preço do Nissan Kicks de entrada. Mais barato que Hyundai Creta (R$ 119.990), do que o Nivus (R$ 119.990) e T-Cross (R$ 119.980).
Veja aqui o preço de todas as versões do Renault Kardian.
Talvez o preço não seja suficiente para vencer alguns desses modelos, exceto se o consumidor colocar na balança o fator tecnológico. O Renault Kardian é de longe o modelo mais moderno entre os SUVs da categoria.
Se você levar em consideração a motorização, com exceção do motor do Pulse, os demais contam com propulsores com mais de 10 anos. O TSi da Volkswagen, por exemplo, é um dos mais antigos a equipar carros zero km no país.
Além disso, o carro da Renault apresenta uma excelente tecnologia embarcada e itens de segurança de ponta. Hoje o consumidor leva em consideração essas características e isso pode dar ao Kardian todo o potencial para conquistar uma boa fatia do mercado de SUVs compactos no Brasil.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.