Qual SUV compacto levar para casa? Renault Kardian ou Fiat Pulse? O mercado de SUVs compactos ganhou mais um concorrente. O Renault Kardian chegou para tomar mercado de alguns modelos já consolidados. O principal deles, o Fiat Pulse, é o mais barato da categoria.
Ele até que vende bem pela sua proposta, embora ainda seja o 18º carro de passeio mais vendido no país com 8.523 vendas de janeiro a março de 2024 (Dados Fenabrave). É menos do que o irmão Fastback, na 10ª colocação com 10.704 emplacamentos.
Já o Kardian começou com vendas tímidas. Foram apenas 616 unidades, mas vamos considerar que foi recém-lançado.
Renault Kardian ou Fiat Pulse?
Vamos comparar as versões de entrada dos dois modelos – Pulse MT 1.3 e Kardian Evolution
Motor
O Kardian é equipado com o inédito motor TCw 1.0 de 3 cilindros. É um dos mais modernos do país, entregando 125 cv de potência.
Já o Pulse é equipado com o motor Firefly 1.3 aspirado de 4 cilindros, capaz de gerar 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque.
Ambos contam com câmbio automático, o Kardian com o Câmbio automático EDC com dupla embreagem e o Pulse com o já conhecido CVT.
Ainda é cedo para avaliar os dois conjuntos, mas em tese o SUV da Renault pode levar vantagem por apresentar um conjunto mais novo e mais potente. Em contrapartida, há quem prefira 4 cilindros ao invés de 3.
Itens de série
O Renault Kardian oferece um pacote de itens de série, dos quais se destacam:
-
6 airbags (frontais, laterais e de cortina
-
Rodas flexwheel em biton de 16”
-
Retrovisores externos em preto brilhante
-
Barras de teto modulares em preto
-
Faróis 100% em led
-
Lanterna traseira em led com assinatura “C-Shape”
-
Luz de condução diurna (DRL) em led
-
Alerta luminoso de frenagem de emergência
-
Assistente de partida em rampa (HSA)
-
Câmera de estacionamento traseira
-
Controle de velocidade (CC)
-
Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
-
Sensor de estacionamento traseiro
-
Retrovisores com regulagem elétrica
-
Stop & start (desligamento/ acionamento automático do motor)
-
Vidros elétricos dos passageiros
No Pulse os itens que se destacam são:
-
Airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
-
Rodas de aço R16 x 6,0 com calotas
-
Retrovisores externos na cor preta com regulagem elétrica e função Tilt down
-
Faróis em LED
-
Lanterna traseira em LED
-
LED DRL
-
Função “Follow me Home”
-
Alarme antifurto
-
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
-
ASR (Controle eletrônico de tração)
-
Direção elétrica
-
Drive by Wire (Controle eletrônico de aceleração)
-
ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
-
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
-
Freios ABS com EBD
-
HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
-
Hill holder (Assistente de partida em rampa)
-
Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
-
Piloto automático (Cruise Control)
-
TC+ (Electronic Locker)
-
Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
Em geral, os dois apresentam itens de série semelhantes, no entanto o Kardian ganha por ter 2 airbags a mais, o que pode ser um diferencial para quem busca mais segurança.
Dimensões
Pulse
- Comprimento: 4.099 mm
- Largura: 1.774 mm
- Entre eixos: 2.532 mm
- Altura: 1.576 mm
- Altura do solo: 190 mm
Kardian
- Comprimento: 4.119 mm
- Largura com retrovisores
- 2.025 mm
- Entre eixos: 2.604 mm
- Altura: 1.596 mm
O Kardian é ligeiramente maior, principalmente no entre-eixos, o que se traduz em mais espaço interno.
Preço
- Renault Kardian Evolution – R$ 112.990
- Fiat Pulse 1.3 MT – R$ 103.990.
Qual SUV levar para casa?
O Kardian oferece um motor mais potente, é maior, mais tecnológico e equipado do que o Pulse, embora ambos os SUVs ofereçam pacotes completos. O que pesa positivamente para o modelo da Renault são os 2 airbags a mais. Em contrapartida, é R$ 9 mil mais caro.
Em termos de design, o Pulse tem uma pegada mais jovial e esportiva, enquanto o Kardian aposta em um visual moderno e elegante.
No final, a escolha está nos detalhes. Um consumidor pode escolher o Pulse por ter um motor 4 cilindros, enquanto outro pode preferir um carro mais moderno e com mais recursos. Resta esperar um pouco mais para ver o desempenho do Kardian nas ruas para um veredito mais preciso.