Renault celebra 40 anos da estreia na F1 com desfile de clássicos na França
Nesse final de semana, a Renault realiza no autódromo francês de Magny-Cours a edição 2017 do Classic Days. O evento contará com mais de 1.700 carros.
Nesse final de semana, a Renault realiza no autódromo francês de Magny-Cours a edição 2017 do Classic Days. O evento contará com mais de 1.700 carros feitos pela montadora desde 1899 até os dias atuais. Além desses veículos, o evento contará com 11 bólidos de Formula 1 da montadora, para celebrar os 40 anos da estreia dos franceses na categoria.
Os carros escolhidos marcam as duas primeiras passagens da equipe na principal categoria do automobilismo. Na primeira, entre 1977 e 1985, foram conseguidas 15 vitórias e quase um título mundial de pilotos, em 1983, com Alain Prost. Após quase 20 anos sem ter equipe oficial na categoria, a Renault voltou em 2002 para sua passagem mais marcante na F1.
LEIA MAIS: Subaru inicia venda da linha 2017 do Forester XT Turbo
Veja os modelos que marcaram presença no IV Encontro Brasileiro de Autos Antigos
O ápice foi durante as temporadas 2005 e 2006, quando o espanhol Fernando Alonso conquistou seus dois títulos de piloto. A equipe também celebrou o troféu entre os construtores nos dois anos. Depois do escândalo do GP de Cingapura de 2008, quando Nelsinho Piquet bateu no muro de propósito por ordem da equipe, e que beneficiou Alonso, seu companheiro, a equipe perdeu patrocínios e vendeu suas ações para um grupo de investidor. A última temporada dessa passagem foi em 2011.
Em 2016, os franceses voltaram a ter equipe de fábrica na categoria, mas ainda estão distantes dos tempos de glória. Além dos carros próprios, a Renault também se firmou como uma potência em fornecimento de motores para a F1. Diversos títulos foram conquistados pelas equipes Williams e Benetton, nos anos 1990, além dos quatro consecutivos da Red Bull, no inicio desta década.
Confira os carros que farão parte do Classic Days 2017 nessa galeria especial do Garagem360.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.