Renault Espace: nova geração vai trocar carroceria minivan por SUV
A sexta geração do Renault Espace será apresentada no segundo trimestre do ano e deixará a carroceria minivan para virar um SUV
A sexta geração do Renault Espace será apresentada no segundo trimestre deste ano, entre abril e junho, e terá como destaque a nova carroceria de SUV, abandonando assim o visual de minivan – que o veículo manteve por quatro décadas.
Renault Espace vai retornar, agora como um SUV
A Renault acaba de anunciar que a sexta geração do Espace será revelada no segundo trimestre desse ano. A grande novidade do novo modelo fica por conta da substituição da carroceria minivan, usada por quatro décadas, para a introdução da carroceria de SUV.
Conforme anunciado pela marca, o novo modelo ainda permanecerá com o propósito familiar e terá configurações de cinco e sete lugares, tudo isso “mantendo-se fiel à linhagem das gerações anteriores.”
O SUV será desenvolvido sobre a plataforma CMF-CD da Aliança – parceria feita entre Renault, Nissan e Mitsubishi para o desenvolvimento de tecnologias compartilhadas.
Até o momento, não foram revelados detalhes técnicos do novo carro. Porém, especula-se que o SUV de 7 lugares adote o mesmo conjunto motriz apresentado no Renault Austral, por exemplo, que também é desenvolvido sobre a mesma base.
Motorização híbrida é esperada
Se confirmado, o Renault Espace de sexta de geração, agora um SUV, pode ter motor híbrido. Nesse caso, o carro pode ser beneficiado pelo conjunto motriz composto pelo motor térmico 1.2 turbo, que atua em conjunto com um motor elétrico e render 130 cv ou 200 cv de potência, dependendo da versão.
Há também a possibilidade de o novo SUV ter motor híbrido leve, que é composto pelo 1.3 turbo movido a gasolina, que rende entre 140 cv e 160 cv de potência, também dependendo da versão.
Além das especulações do conjunto motriz ser compartilhado com o Austral, também é possível que parte do design do modelo tenha inspiração do SUV da marca.
Em um vídeo de divulgação onde a Renault anuncia a chagada da sexta geração do veículo, é possível conferir detalhes da traseira do carro (foto de destaque da matéria). E, através dela, é possível constatar o nome do modelo posicionado ao centro do veículo e com acabamento dourado, além da fonte diferenciada para a letra “e”.
Outro detalhe perceptível são as lanternas em LED, de formato horizontal e que invadem a tampa do porta-malas.
No interior, a marca deve equipar o modelo com os mais recentes itens de conforto, segurança e conectividade, como head-up display e assistentes de condução, incluindo controle de cruzeiro adaptativo com função ‘stop and go’, função de centralização na faixa de rodagem, sistema de geolocalização e câmera 3D com visão 360°.
O novo Renault Espace também deve contar com sistema de estacionamento automátivo, alerta de pontos cegos e alerta de saída da faixa de rodagem, frenagem automática de emergência em marcha à ré e alerta de tráfego cruzado traseiro, todos já vistos do Austral.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.