Renault e Volvo se unem para formar nova empresa de veículos elétricos

Renault e Volvo uniram forças em uma nova empresa dedicada ao desenvolvimento de uma novíssima geração de veículos elétricos.

Os grupos automotivos Renault e Volvo uniram forças para responder à crescente necessidade de uma logística eficiente e descarbonizada, formando uma nova empresa dedicada ao desenvolvimento de uma novíssima geração de furgões elétricos.

Os dois grupos ainda aguardam a entrada do operador logístico CMA CGM na nova empresa. 

Saiba como será a nova empresa de veículos elétricos criada por Renault e Volvo

Renault e Volvo se unem para formar nova empresa de veículos elétricos, que contará também com o operador logístico CMA CGM (Foto: Divulgação)

A Renault e a Volvo vão continuar buscando outros investimentos e parceiros para o novo negócio e deixaram claro que continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas.

A nova empresa irá lançar uma novíssima família de veículos 100% elétricos definidos por software, cuja produção deverá ser iniciada em 2026.

Os veículos serão produzidos com base em uma nova plataforma de veículos comerciais leves 100% elétrica do tipo “skateboard” – cuja grande modularidade permite que seja adaptada a diversos tipos de carrocerias por um custo baixo, além de constituir um avanço em questões de segurança.

Alta conectividade garante ampla gama de serviços

A nova arquitetura de veículo definido por software possibilitará a integração de funcionalidades inéditas, reduzindo em 30% o custo global de utilização para os players logísticos. 

Os serviços conectados da tecnologia do veículo definido por software – recarga, planejamento de rotas, seguros, gestão de frotas e financiamento permitirão a atualização dos veículos durante toda a sua vida útil. 

Cada novo furgão proporcionará uma capacidade excepcional de adaptação à mobilidade urbana, grande polivalência para oferecer soluções sob medida e diferentes capacidades de bateria – incluindo a versão de 800V, inédita no segmento de veículos comerciais leves”, afirmam as montadoras em comunicado conjunto.

Plano de negócios robusto conta com a expertise de três empresas gigantes 

A nova empresa será totalmente independente, “associando a agilidade de uma startup à solidez de seus parceiros”, líderes em seus respectivos setores de atividade.

O Renault Group e o Grupo Volvo têm a meta de compartilhar investimentos de pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para a nova empresa com seus respectivos know-how, serviços e presenças industriais. 

A nova empresa será baseada em um modelo econômico sólido e eficiente, graças a um aporte de recursos otimizado em função da área de excelência de cada parceiro.

Foco da nova empresa será a produção conjunta de novos comerciais leves elétricos, como o Renault Master E-Tech (Foto: Divulgação/Renault)

Como um dos líderes mundiais em veículos comerciais leves e veículos elétricos, o Renault Group vai contribuir com seu know-how no desenvolvimento e produção em grande escala da plataforma elétrica.

Nesse caso, ela vai integrar pela primeira vez a arquitetura do veículo definido por software, oferecendo uma experiência inédita no setor logístico por meio de conexão de código aberto do veículo ao ambiente de trabalho.

O Grupo Volvo é líder global no setor de caminhões, com uma sólida base de clientes profissionais na área de logística, uma rede mundial de serviços e ampla experiência em serviços dedicados à melhoria da produtividade na operação.

Associados a uma plataforma veicular inovadora, estes serviços vão contribuir para uma solução completa com foco em uma logística urbana descarbonizada.

Em sua posição de operador global em todos os segmentos da cadeia de suprimentos, a CMA CGM pretende ajudar a nova empresa a construir soluções adequadas para responder às necessidades de todos os atores do setor de transporte.

Operações da nova empresa serão iniciadas no próximo ano.

As operações da nova empresa devem começar no início de 2024, dependendo da conclusão de todos os processos de aprovação regulamentar. A entrada posterior da CMA CGM na empresa também está sujeita à conclusão do processo de aprovação de órgãos regulatórios.

“A futura empresa deve atuar de forma independente, sob sua própria identidade corporativa, e será baseada na França”, detalha o comunicado. destaca Luca de Meo, CEO do Renault Group.

O Grupo Volvo, por meio de sua divisão Renault Trucks, e o Renault Group realizam um trabalho conjunto em veículos comerciais leves há mais de 35 anos, materializado pela comercialização dos veículos comerciais leves Renault Master e Trafic nas redes de distribuição dos dois grupos.

A eletrificação e a digitalização estão abrindo caminho para uma revolução no mercado de veículos comerciais leves. O Renault Group pretende liderar esta transformação, assegurando uma criação de valor robusta e eficaz.

O executivo também afirma que a nova empresa tem uma combinação inigualável dos diferenciais complementares de três campeões: um fabricante líder de caminhões, especialista em serviços sob medida, um campeão em supply chains globais e um pioneiro europeu de veículos elétricos e líder em veículos comerciais leves.

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Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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