Renault E-Tech 100% electric days discute presente e o futuro da mobilidade

Mobilidade, sustentabilidade, eficiência e inovação são os temas do E-Tech 100% electric days, nestas terça (6) e quarta-feiras (7) em SP.

Mobilidade, sustentabilidade, eficiência, inovação, tecnologia e revolução. Estes são os temas do E-Tech 100% electric days, seminário de eletrificação e soluções de mobilidade promovido pela Renault do Brasil, que acontece nestas terça (6) e quarta-feiras (7) na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Renomados especialistas internacionais e do Brasil, além da cadeia de valor da mobilidade elétrica, estarão reunidos para discutir o presente e o futuro da mobilidade sustentável com a imprensa, concessionários e o público em geral.

Confira a programação do E-Tech 100% electric days

Na terça-feira, o evento traz painéis com os principais executivos do Renault Group, com temas relevantes e de alto impacto. “A descarbonização na indústria” será a pauta do painel conduzido pelo presidente da Renault para a América Latina, Luiz Fernando Pedrucci e convidados. A CEO da marca Mobilize, Clotilde Delbos, vai falar sobre a estratégia mundial Mobilize e os planos de médio prazo até 2030. 

O presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, estará no painel sobre os desafios da mobilidade. Completando o time de executivos internacionais, a Renault tem ainda as presenças do COO da marca Renault, Fabrice Cambolive, do vice-presidente global de Marketing da marca Renault, Arnaud Belloni, e o vice-presidente global de Comunicação das marcas do Grupo Renault, Christian Stein.

Na quarta-feira, o evento abre suas portas para o público em geral, debatendo dois temas fundamentais: ESG (agenda empresarial que trata de sustentabilidade, responsabilidade social e governança), assunto do painel conduzido pelo vice-Presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira, e Diversidade e Inclusão, com o painel Mulheres Positivas, que terá a presença da atriz, empresária e embaixadora da marca Renault, Marina Ruy Barbosa e outras convidadas.

O Renault E-Tech 100% electric days também é palco para o lançamento do Kwid E-Tech.

Já são mais de 450 mil veículos 100% elétricos Renault circulando no mundo. Na Europa, a gama de veículos Renault E-Tech (100% elétrico e híbrido) representou 36% das vendas de automóveis no primeiro semestre deste ano.

Além do lançamento do Kwid E-Tech, a Renault também confirma a vinda para o Brasil do Megane E-Tech, da Master E-Tech e do Kangoo E-Tech 100% elétricos. Os três veículos chegarão no primeiro semestre de 2023.

Kwid E-Tech 100% elétrico

Renault Kwid E-Tech 100% elétrico (Foto: Divulgação/Renault)

A pré-venda do Kwid E-Tech 100% elétrico, que começou em abril, foi um grande sucesso. Em menos de dois meses, o primeiro lote de 750 unidades se esgotou.

O perfil dos clientes que compraram o modelo tem renda entre R$ 10 e R$ 20 mil, sendo o Kwid E-Tech o segundo ou terceiro carro da família, e é engajado na sustentabilidade: 61% têm energia solar em casa, por exemplo. E a primeira razão da compra foi o custo de uso e a economia por quilômetro rodado.

Um dos destaques do Kwid E-Tech 100% elétrico é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade 26,8 kWh e que pode ser carregado até em uma tomada doméstica de 110 ou 220 volts.

A autonomia é de 298 km no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). – valor mais do que suficiente para a jornada diária média nas grandes cidades.

Megane E-Tech 100% elétrico

Renault Megane E-Tech 100% elétrico (Foto: Divulgação/Renault)

O Megane E-Tech 100% elétrico está sendo bem sucedido na Europa, com mais de 30 mil pedidos. Os primeiros veículos chegaram às concessionárias da França em meados de maio e o lançamento continua nos países europeus até setembro.

Com uma plataforma concebida para ser 100% elétrica, o Megane E-Tech é o primeiro representante de uma nova linguagem de design chamada de “sensual tech”. O modelo se diferencia com uma personalidade ao mesmo tempo elegante e dinâmica. Do lado de dentro, o bom espaço interno se alia a uma ergonomia totalmente repensada, em benefício do bem-estar dos ocupantes.

Com o novo motor que rende 220 cv de potência e 30,6 kgf.m de torque, além dos quatro níveis de frenagem regenerativa, o Megane E-Tech acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A autonomia é de 450 km e, em um carregador DC rápido, é possível carregar energia para 100 km em apenas oito minutos.

O Megane E-Tech tem uma pegada sustentável. Todos os seus revestimentos têxteis são produzidos a partir de materiais 100% reciclados, o que pode equivaler a até 2,2 kg no total, conforme a versão. Vários componentes visíveis (parte inferior do cockpit) e não visíveis (estrutura do painel) são produzidos com plásticos reciclados, totalizando 27,2 kg. No fim do ciclo de vida, 95% do veículo poderá ser reciclado. Segundo a Renault “o Megane E-Tech é simplesmente o melhor Renault do ponto de vista ambiental”.

Master E-Tech 100% elétrica

Renault Master E-Tech 100% elétrica (Foto: Divulgação/Renault)

Toda a versatilidade, espaço, robustez e conforto da Master, líder há oito anos no segmento de furgões grandes (FU3), está sendo combinada à tecnologia E-Tech. A Renault Master E-Tech 100% elétrica chegará ao mercado trazendo autonomia de 200 km (ciclo WLTP), facilidade de recarga, com capacidade de carga de até 13 m³ e com zero emissão de poluentes no uso.

Kangoo Van E-Tech 100% elétrica

Renault Kangoo E-Tech 100% elétrica (Foto: Divulgação/Renault)

A Kangoo Van E-Tech 100% elétrica é a nova geração da Kangoo, o veículo de carga elétrico mais vendido do mercado brasileiro.

O modelo inaugura a inovadora porta lateral “Open Sésame, by Renault”, que elimina a coluna B e permite um vão interno livre de até três metros. Possui uma capacidade de carga de até 4,3m³ e 800 kg. Com um eficiente motor de 120 cv a nova Kangoo Van E-Tech oferece uma autonomia de até 300 km no ciclo WLTP.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile