Renault e Jaguar Land Rover apoiam declaração europeia a favor dos automóveis autônomos
Documento foi assinado, na semana passada, por 28 ministros do transporte de países da Europa
A Renault e a Jaguar Land Rover participaram e declararam apoio a uma iniciativa a favor da circulação de veículos autônomos na Europa. No total, 28 ministros do transporte de diferentes países da União Europeia se reuniram em Amsterdam, na Holanda, na semana passada, para assinar uma declaração em apoio à regularização dos carros com condução automatizada.
No caso da montadora francesa, que já faz alguns testes com carros autônomos – o Espace – no antigo continente, ela lançará, até 2020, modelos equipados com funções de condução autônoma do tipo “single-lane control” (controle de faixa única, em tradução livre) para uso em autoestradas. A empresa pretende oferece uma tecnologia que tornaria tanto as mãos como a visão livre (“eyes-off/hands off”) em seus carros de produção em série, pois ela acredita que a automatização da condução vai ajudar a aumentar a segurança no trânsito e otimizar o tempo e o grau de estresse dos motoristas.
No encontro, além de assinarem a declaração, os representantes dos países europeus se reuniram no Conselho de Ministros da União Europeia para discutir a importância de uma padronização técnica e legal em relação aos testes, vendas e responsabilidades associadas ao desenvolvimento de veículos autônomos.
Na ocasião, Wolfgang Epple, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Jaguar Land Rover, disse: “Todos nós estamos trabalhando em incríveis tecnologias voltadas aos autônomos. Para que cada uma delas seja desenvolvida de uma forma correta, as fabricantes de veículos, empresas de telefonia móvel e os desenvolvedores de sistemas devem estar completamente alinhados. Isso permitirá uma padronização, possibilitando que os carros se comuniquem uns com os outros e a infraestrutura rodoviária em torno deles seja desenvolvida de forma eficiente”.