Renault Duster 2021 é um dos SUVs mais baratos; conheça o carro

O Renault Duster 2021 manteve o mesmo design forte, ganhou bastante itens tecnológicos e tem preços bastante convidativos

O Renault Duster pode ser considerado um dos pioneiros da atual leva de SUVs compactos. Em 2020, ele passou por uma mudança radical no seu estilo. Além de um tapa no visual, vale destacar suas mudanças internas. Seu preço é bastante convidativo e o coloca na briga pela preferência do público brasileiro.

Renault Duster 2021

A primeira geração chegou ao Brasil há dez anos. Em 2016, a marca francesa realizou mudanças bastantes tímidas. Agora, eles fizeram uma mudança um pouco mais brusca, com a troca de geração realizada no último ano. A grade frontal ganhou traços da nova identidade da fabricante. Sem falar das novas lanternas.

A gama de versões do novo Duster é composta por três configurações diferentes. A de entrada, Zen, está custando a partir de R$85.090. Já a intermediária é chamada de Intense e está com preços a partir de R$ 98.590, Com preços a partir de R$ 102.890, você leva a top de linha Iconic. Valores que o colocam na briga com as versões intermediárias do Hyundai Creta e versões mais simples do Jeep Renegade e do Nissan Kicks.

Foto: Divulgação/ Renault do Brasil /Victor Eleutério

Todas elas usam o motor 1.6 SCe Flex 16v. Ele pode atingir a potência máxima de 118 cv (gasolina) e 120 cv (etanol) a 5.500 rpm e tem torque de 16,2 kgfm a 4.000 rpm. Já a transmissão é a CVT X-Tronic, que simula até seis velocidades. Detalhe: ela é opcional na versão Zen.

Por fora, é perceptível que o carro cresceu sutilmente. Suas novas medidas são: 4.376 mm de comprimento; 1.832 mm de largura; 1.693 mm de altura e distância entre-eixos de 2.673 mm. O porta-malas de 475 litros continua sendo um dos prinicpais pontos positivos.

Consumo

De modo geral, os números de consumo são interessantes. O Duster Zen com câmbio manual pode fazer, de acordo com o Inmetro, 11,2 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, ele faz 11,2 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol).

Agora, com transmissão automática, ele pode rodar: 10,7 km/l (gasolina) e 7,2 km/l (etanol) no perímetro urbano; 11,1 (gasolina e 7,8 km/l (etanol) no perímetro rodoviário.

Equipamentos de série

Para a nova geração do SUV, a marca investiu pesado em tecnologia e na segurança dos ocupantes. Esse é o caso do sensor de ponto cego.

Além disso, o interior sofreu bastante modificações. A nova central multimídia de oito polegadas touchscreem é uma das novidades. Além de poder conectar o seu smartphone por meio do Android Auto e Apple Carplay, o condutor pode conferir as câmeras do sistema Multiview na hora de fazer a baliza.

Foto: Divulgação/ Renault do Brasil /Victor Eleutério

Desde a versão de entrada, o carro vem de série com freios ABS (com AFU, ESP e HSA), direção elétrica, ar-condicionado, faróis em LED, sistema Stop & Start, banco de motorista com regulagem de altura, banco traseiro repartido, rodas de aço 16″, vidros e travas elétricas; e chave canivete.

Já a Intense traz um pacote mais completo que a anterior. Nela você encontrará: grade dianteira cromada, faróis de neblina, vidros elétricos one-touch, volante em couro, sensor de estacionamento e ar-condicionado automático.

Foto: Divulgação/ Renault do Brasil /Victor Eleutério

Por fim, a versão Iconic traz algumas exclusividades, como o sistema Multiview, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free e rodas de liga leve 17″.

 

 

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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