Renault comunica lançamento do Boreal que vai brigar de igual para igual com o Jeep Compass
Renault comunica lançamento do Boreal que vai brigar de igual para igual com o Jeep Compass. Veja o que já sabemos sobre o SUV.
A Renault está pronta para dar um novo passo no mercado brasileiro com o lançamento do Boreal, um SUV médio que promete desafiar diretamente modelos como o Jeep Compass e o Corolla Cross.
Flagrado em testes no país, o modelo representa uma virada de chave da marca francesa que ficou sem representantes entre os SUVs maiores com a saída da Captur. Agora vai focar em carros mais caros em relação a linhas como Logan, Kwid e Stepway.
Renault projeta o lançamento do Boreal para o segundo semestre
Posicionado acima do Duster, o novo SUV da Renault ainda é uma incógnita, inclusive o nome. Internamente é chamado apenas de Projeto 1312.
Com base nas primeiras imagens e apostas da imprensa especializada já podemos dizer de cara que será um carro grande, com design robusto e moderno, diferente dos SUVs cupês que estão chegando ao mercado.
A princípio, a carroceria se aproxima muito do europeu Dacia Bigster e a frente do carro conceito Niagara, com destaque para os faróis afilados e a grade imponente. A traseira deve trazer um design mais esportivo, com linhas marcantes e lanternas em LED.
A plataforma já conhecemos por aqui. É a RGMP, modular, flexível e permite multi motorização, que equipa o Kardian. Ela pode dar origem a modelos dos segmentos B, C e LVC, inclusive com motorização híbrida.
Por dentro, o Boreal deve seguir uma linha mais conceitual e sofisticada que o atual Duster. Também com base no Bigster, o modelo pode adotar a mesma identidade e moldura para painel de instrumentos e central multimídia de 10 polegadas.
O SUV ainda terá volante multifuncional, bancos com design esportivo e revestimentos de alta qualidade.
Motorização flex e híbrida
O motor também é conhecido do público local: o TCe 1.3 Turbo de 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
Caso adote um sistema híbrido, o mais provável é o MHEV, o híbrido leve de 48 volts semelhante ao já visto no Fiat Pulse e Fastback, além da linha Corolla Hybrid. Nos próximos anos, a Renault planeja lançar versões híbridas plug-in e com tração integral, ampliando as opções no mercado nacional.
Concorrente diretos
O Renault Boreal chega para disputar um segmento bastante competitivo, com modelos como Jeep Compass, Corolla Cross, Hyundai Tucson, Ford Explorer, entre outros.
O preço deve superar os R$ 200 mil, posicionando-o como uma opção premium dentro da categoria.
Eai, vai esperar o Boreal? Responda o que achou do SUV nos comentários!
Leia também:
Futura picape da Renault pode ser motivo de dor de cabeça para concorrentes
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.