Renault Clio pode ter versão elétrica por preço acessível

O Renault Clio pode ganhar versões eletrificadas, a partir da sexta geração, que deve ser apresenta em 2026, entenda os detalhes.

O Renault Clio já se despediu do mercado brasileiro há um tempo. Porém, na Europa ele continua pertencendo ao portfólio da marca, e ao que parece, ganhará versão eletrificada a partir da sexta geração, como modelo de transição aos carros 100% elétricos, entenda os detalhes.

Renault Clio ganhará sexta geração eletrificada antes de se despedir totalmente na Europa (Foto: Divulgação)

Renault Clio ganhará versão eletrificada antes de se despedir totalmente

O hatch francês Renault Clio fez parte do mercado nacional por bons anos, e teve sua importância dentro do segmento de hatches. Porém, o modelo continua a ter presença em outros mercados, como na Europa, por exemplo.

Por lá, o modelo ganhará ainda uma sexta geração antes de se despedir em definitivo. Porém,  a atualização deve acontecer em meados de 2026. As informações são do portal francês L’Argus.

Dessa forma, as mudanças no Renault Clio devem agregar uma motorização eletrificada, tendo em vista que ele fará parte do momento de transição da marca.

Ou seja, o Renault Clio será um dos modelos que serão responsáveis por modificar o portfólio atual em um novo totalmente eletrificado.

Porém, com os altos custos de produção de um modelo elétrico, impulsionados também pela guerra entre Rússia e Ucrânia, bem como a falta de componentes necessários para a produção dos veículos, e o cenário, ainda não favorável ao desenvolvimento dos modelos, como a falta de infraestrutura local com pontos de recarga, é mais certo que o modelo adotará motorização híbrida.

Dessa forma, o carro em sua sexta geração será uma alternativa mais econômica aos modelos 100% elétricos, porém, também eletrificado.

Nesse caso, o portal francês levantou a hipótese de duas versões hibridas, sendo a primeira delas formada pelo motor 1.2 TCe de três cilindros com o sistema MHEV de 48 Volts, e a segunda sendo o motor 1.8 SCe que atuará com o sistema E-Tech.

Sexta geração do hatch adotará duas configurações de motores híbridos (Foto: Divulgação)

Por fim, antes da atualização com a introdução da motorização híbrida, o modelo deve ganhar mudanças no visual em 2023. Já a nova geração do modelo deve permanecer disponível até 2030.

É válido lembrar que por lá, o modelo já é vendido em motorização híbrida, porém, dotada no motor 1.6 SCe.

A história do hatch compacto francês no Brasil

Por aqui, o hatch da montadora francesa chegou no mercado nacional em 1996, ainda na primeira geração do compacto. Na época, ele era importado da Argentina em duas versões com motorização 1.6.

Já em 1999 foi apresentada a segunda geração do compacto francês, que passou a ser produzida em solo nacional, na planta de São José dos Pinhais, interior do Paraná.

A segunda geração durou anos no país, e recebeu modificações em 2003 e 2005. Ainda é válido lembrar que o modelo também ganhou uma versão sedã, que foi substituída pelo Renault Symbol, em 2009.

Por aqui, o hatch Renault Clio foi substituído pelo Renault Kwid, entre 2016 e 2017, quando ele foi descontinuado.

No mercado nacional, o hatch francês Renault Clio saiu de linha para ser substituído pelo Renault Kwid (Foto: Divulgação)

Com informações: L’Argus

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile