Renault Clio completa 25 anos

Com mais de 13 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo, o Clio completa 25 anos em 2016. Na Europa, o compacto fez tanto sucesso, que foi o mais vendido da categoria na França durante 18 dos últimos 25 anos. Lançado oficialmente, no antigo continente, em 1990, ele representou uma transição para a montadora, já que chegou para substituir o Renault 5 e, com isso, aposentar as nomenclaturas numéricas.

A primeira versão do modelo era equipada com funções como freios ABS, controle de temperatura, alarme e espelhos laterais ajustáveis eletronicamente. Em 1998, a segunda geração ficou sete centímetros mais longa e mais segura com airbags frontais e laterais. A terceira, apresentada em 2005, contava com funcionalidades como GPS, piloto automático, limitador de velocidade e oito airbags.

A quarta geração, batizada de Clio 4, apareceu em 2012, e foi a primeira a adotar os novos conceitos de design da Renault – apresentados no Salão de Paris, na França, em 2010. Com visual mais esportivo, o veículo chegou aos consumidores com o sistema de conectividade R-LINK e um dispositivo de som diferenciado.

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

wpDiscuz
Sair da versão mobile