Renault Bigster: SUV marcará estreia da plataforma CMF-B no Brasil

O mercado de SUVs que tem capacidade para sete pessoas pode ganhar um novo componente. De acordo com a MobiAuto, o nome deste provável novo integrante da categoria é o Renault Bigster. Ele seria o irmão maior do Duster e estrearia uma nova plataforma.

A publicação conta que este veículo deve ser lançado até 2024. Sem falar que existe a possibilidade de ser fabricado na fábrica de São José dos Pinhais-PR. Por lá, já são feitos outros veículos de passeio da marca.

Renault Bigster: SUV marcará estreia da plataforma CMF-B no Brasil

Dacia Bigster Concept (Foto: Divulgação/Dacia)

Renault Bigster: SUV marcará estreia da plataforma CMF-B no Brasil

Uma de suas novidades seria a plataforma utilizada. A CMF-B LS já está sendo utilizada pela montadora para fabricar o sedã Taliant. Além disso, quem a usa são dois carros bem conhecidos da Dacia. Estamos falando do novo Logan e do novo Sandero.

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Como nenhum destes nomes ainda não são feitos por aqui e nem nos países vizinhos ao nosso, o utilitário esportivo seria o primeiro a usá-la em países da América do Sul. O Renault Bigster estaria posicionado acima do Duster e do novo Captur. E chegaria para concorrer em uma categoria que tem poucos representantes.

A expectativa é que ele concorra com a nova Spin, não com o novo Jeep Commander ou o Caoa Chery Tiggo 8. E ele seria algo bastante próximo do conceito do Dacia Bigster, apresentado no ano passado. Claro, ele não virá com os logos da marca do leste europeu e nem esta dianteira bastante chamativa. Todo o carro ganharia a identidade visual da marca, claro.

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Renault Bigster: SUV marcará estreia da plataforma CMF-B no Brasil

Dacia Bigster Concept (Foto: Divulgação/Dacia)

Renault Bigster: SUV marcará estreia da plataforma CMF-B no Brasil

Dacia Bigster Concept (Foto: Divulgação/Dacia)

Ele é um carro que mede 4,6 metros de comprimento. Ou seja, um dos grandes atributos do Bigster poderia ser o espaço interno. Mudanças tecnológicas também são esperadas. Os últimos lançamentos mostraram que as marcas estão apostando muito em sistemas de informação e segurança.

Motorização

Foto: Divulgação/Renault)

Outro detalhe bastante importante do Renualt Bigster seria a motorização. Uma das possibilidades seria o propulsor 1.3 turboflex que podemos ver no Captur 2022. Ele gera uma potência de 170 cv e 27,5 kgfm de torque.

Mas não podemos descartar uma possível versão híbrida. Um dos planos da Dacia é que o Bigster seja um automóvel feito para “democratizar os SUVs híbridos”. Hoje, ela já vende o pequeno e simpático Spring.

Renault Megane E-TECH (Foto: Divulgação/Renault)

Esta é uma das metas da Renault. No final de junho, a marca anunciou que pretende apresentar 10 veículos elétricos novos até 2025, em todo o mundo. Sendo que o primeiro deles já aparecerá neste ano. O Megane E-TECH está cotado para ser uma das atrações da francesa durante o Salão do Automóvel de Munique. O evento acontecerá em setembro. O hatch médio teria um propulsor de 217 cv e autonomia de 450 km (ciclo WLTP).

Vale lembrar que a linha E-TECH se destacou no primeiro semestre. De acordo com a montadora francesa, foram comercializados 91.899 unidades. Um dos principais foi o conhecido Zoe.

Renault 5 (Foto: Divulgação/Renault)

Um outro protótipo que faz parte dos planos dela é o Renault 5 Electric. O compacto chegaria para substituir o Zoe, em 2024. Seu visual lembra um dos veículos mais conhecidos da história da Renault. Estamos falando do R5, um clássico de 1970. Seria usada para sua produção a plataforma CMF-BEV.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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