Renault Bigster: SUV marcará estreia da plataforma CMF-B no Brasil

O mercado de SUVs que tem capacidade para sete pessoas pode ganhar um novo componente. De acordo com a MobiAuto, o nome deste provável novo integrante da categoria é o Renault Bigster. Ele seria o irmão maior do Duster e estrearia uma nova plataforma.

A publicação conta que este veículo deve ser lançado até 2024. Sem falar que existe a possibilidade de ser fabricado na fábrica de São José dos Pinhais-PR. Por lá, já são feitos outros veículos de passeio da marca.

Renault Bigster: SUV marcará estreia da plataforma CMF-B no Brasil

Dacia Bigster Concept (Foto: Divulgação/Dacia)

Renault Bigster: SUV marcará estreia da plataforma CMF-B no Brasil

Uma de suas novidades seria a plataforma utilizada. A CMF-B LS já está sendo utilizada pela montadora para fabricar o sedã Taliant. Além disso, quem a usa são dois carros bem conhecidos da Dacia. Estamos falando do novo Logan e do novo Sandero.

https://www.instagram.com/p/CS9lVnmMuiG/?utm_source=ig_web_copy_link

Como nenhum destes nomes ainda não são feitos por aqui e nem nos países vizinhos ao nosso, o utilitário esportivo seria o primeiro a usá-la em países da América do Sul. O Renault Bigster estaria posicionado acima do Duster e do novo Captur. E chegaria para concorrer em uma categoria que tem poucos representantes.

A expectativa é que ele concorra com a nova Spin, não com o novo Jeep Commander ou o Caoa Chery Tiggo 8. E ele seria algo bastante próximo do conceito do Dacia Bigster, apresentado no ano passado. Claro, ele não virá com os logos da marca do leste europeu e nem esta dianteira bastante chamativa. Todo o carro ganharia a identidade visual da marca, claro.

Leia mais: Chery planeja picape inédita baseada no Tiggo 7

Renault Bigster: SUV marcará estreia da plataforma CMF-B no Brasil

Dacia Bigster Concept (Foto: Divulgação/Dacia)

Renault Bigster: SUV marcará estreia da plataforma CMF-B no Brasil

Dacia Bigster Concept (Foto: Divulgação/Dacia)

Ele é um carro que mede 4,6 metros de comprimento. Ou seja, um dos grandes atributos do Bigster poderia ser o espaço interno. Mudanças tecnológicas também são esperadas. Os últimos lançamentos mostraram que as marcas estão apostando muito em sistemas de informação e segurança.

Motorização

Foto: Divulgação/Renault)

Outro detalhe bastante importante do Renualt Bigster seria a motorização. Uma das possibilidades seria o propulsor 1.3 turboflex que podemos ver no Captur 2022. Ele gera uma potência de 170 cv e 27,5 kgfm de torque.

Mas não podemos descartar uma possível versão híbrida. Um dos planos da Dacia é que o Bigster seja um automóvel feito para “democratizar os SUVs híbridos”. Hoje, ela já vende o pequeno e simpático Spring.

Renault Megane E-TECH (Foto: Divulgação/Renault)

Esta é uma das metas da Renault. No final de junho, a marca anunciou que pretende apresentar 10 veículos elétricos novos até 2025, em todo o mundo. Sendo que o primeiro deles já aparecerá neste ano. O Megane E-TECH está cotado para ser uma das atrações da francesa durante o Salão do Automóvel de Munique. O evento acontecerá em setembro. O hatch médio teria um propulsor de 217 cv e autonomia de 450 km (ciclo WLTP).

Vale lembrar que a linha E-TECH se destacou no primeiro semestre. De acordo com a montadora francesa, foram comercializados 91.899 unidades. Um dos principais foi o conhecido Zoe.

Renault 5 (Foto: Divulgação/Renault)

Um outro protótipo que faz parte dos planos dela é o Renault 5 Electric. O compacto chegaria para substituir o Zoe, em 2024. Seu visual lembra um dos veículos mais conhecidos da história da Renault. Estamos falando do R5, um clássico de 1970. Seria usada para sua produção a plataforma CMF-BEV.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA