Renault apresenta carro que anda sozinho como solução para o caos do transporte público
Renault apresenta carro que anda sozinho como solução para o caos do transporte público. Conheça o Novo Renault Master.
Com a crença de que a inovação só faz sentido se for acessível e útil, a Renault desenvolveu sua solução de automação para o caos do transporte público. Diante dos desafios a empresa apresenta o carro que anda sozinho.
Trata-se de um micro-ônibus elétrico robotizado e pré-equipado para a automação. Seu objetivo é oferecer um serviço eficiente, sustentável e seguro. Baseado no Novo Renault Master, o veículo é fruto de anos de pesquisa para atender as principais necessidades de mobilidade urbana, assim como a baixa emissão de poluentes.
Renault apresenta solução para o caos do transporte público.
O Renault Group pretende se tornar um verdadeiro player da mobilidade sustentável e autônoma. Para isso, está desenvolvendo uma plataforma de micro-ônibus de última geração.
O intuito é atender às principais necessidades de mobilidade urbana com baixa emissão de poluentes, porém equipado com inteligência embarcada por meio da automação.
Como justificativa a marca ressalta que mais de 400 grandes cidades vão progressivamente se tornar zonas de baixas emissões na Europa.
O mais importante deles, o projeto Mach 2 anunciado em 2023, já deve fazer parte da frota de micro-ônibus automatizados da rede de transportes públicos da região metropolitana de Châteauroux (França).
Os micro-ônibus autônomos são mais flexíveis, podem funcionar 24 horas por dia com toda a segurança. Além disso, são uma alternativa de zero emissão de poluentes ou um complemento às opções atuais.
Segundo a montadora, os custos adicionais da robotização e automação poderão ser compensados pela ausência de operadores a bordo. Para operar uma frota de veículos, será necessária uma simples supervisão remota.
O primeiro teste real com público do novo Renault Master está previsto para o torneio de tênis de Roland Garros 2024.
Leia também:
Nem o Google escapou – carro autônomo da empresa é investigado após batida
Qual a estratégia por trás dos veículos autônomos do Renault Group?
O foco dos veículos autônomos Renault para o mercado em geral são os níveis L2 e L2+, sendo o L0 os carros sem qualquer nível de automação e L5 aqueles que “dirigem sozinhos”.
Os níveis L2 e L2+ contam com vários recursos avançados de assistência à condução. Esse nível agrega segurança, confiabilidade e prazer de dirigir com dispositivos como o regulador de velocidade contextual, o assistente de manutenção de faixa ou a funcionalidade de ultrapassagem automática (em breve).
Vale ressaltar que nesse cenário, mesmo utilizando a condução assistida, o motorista continua sendo responsável pela condução.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.