Renault apresenta carro que anda sozinho como solução para o caos do transporte público

Com a crença de que a inovação só faz sentido se for acessível e útil, a Renault desenvolveu sua solução de automação para o caos do transporte público. Diante dos desafios a empresa apresenta o carro que anda sozinho. 

Trata-se de um micro-ônibus elétrico robotizado e pré-equipado para a automação. Seu objetivo é oferecer um serviço eficiente, sustentável e seguro. Baseado no Novo Renault Master, o veículo é fruto de anos de pesquisa para atender as principais necessidades de mobilidade urbana, assim como a baixa emissão de poluentes.

Renault apresenta solução para o caos do transporte público. – Foto: Divulgação

 

Renault apresenta solução para o caos do transporte público. 

O Renault Group pretende se tornar um verdadeiro player da mobilidade sustentável e autônoma. Para isso, está desenvolvendo uma plataforma de micro-ônibus de última geração. 

O intuito é atender às principais necessidades de mobilidade urbana com baixa emissão de poluentes, porém equipado com inteligência embarcada por meio da automação.

Como justificativa a marca ressalta que mais de 400 grandes cidades vão progressivamente se tornar zonas de baixas emissões na Europa. 

O mais importante deles, o projeto Mach 2 anunciado em 2023, já deve fazer parte da frota de micro-ônibus automatizados da rede de transportes públicos da região metropolitana de Châteauroux (França).

Os micro-ônibus autônomos são mais flexíveis, podem funcionar 24 horas por dia com toda a segurança. Além disso, são uma alternativa de zero emissão de poluentes ou um complemento às opções atuais. 

Segundo a montadora, os custos adicionais da robotização e automação poderão ser compensados pela ausência de operadores a bordo. Para operar uma frota de veículos, será necessária uma simples supervisão remota.

O primeiro teste real com público do novo Renault Master está previsto para o torneio de tênis de Roland Garros 2024. 

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Carro autônomo Renault – Foto: Divulgação

Qual a estratégia por trás dos veículos autônomos do Renault Group?

O foco dos veículos autônomos Renault para o mercado em geral são os níveis L2 e L2+, sendo o L0 os carros sem qualquer nível de automação e L5 aqueles que “dirigem sozinhos”. 

Os níveis L2 e L2+ contam com vários recursos avançados de assistência à condução. Esse nível agrega segurança, confiabilidade e prazer de dirigir com dispositivos como o regulador de velocidade contextual, o assistente de manutenção de faixa ou a funcionalidade de ultrapassagem automática (em breve). 

Vale ressaltar que nesse cenário, mesmo utilizando a condução assistida, o motorista continua sendo responsável pela condução.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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