Renault apresenta carro que anda sozinho como solução para o caos do transporte público

Renault apresenta carro que anda sozinho como solução para o caos do transporte público. Conheça o Novo Renault Master.

Com a crença de que a inovação só faz sentido se for acessível e útil, a Renault desenvolveu sua solução de automação para o caos do transporte público. Diante dos desafios a empresa apresenta o carro que anda sozinho. 

Trata-se de um micro-ônibus elétrico robotizado e pré-equipado para a automação. Seu objetivo é oferecer um serviço eficiente, sustentável e seguro. Baseado no Novo Renault Master, o veículo é fruto de anos de pesquisa para atender as principais necessidades de mobilidade urbana, assim como a baixa emissão de poluentes.

Renault apresenta solução para o caos do transporte público. - Foto: Divulgação
Renault apresenta solução para o caos do transporte público. – Foto: Divulgação

 

Renault apresenta solução para o caos do transporte público. 

O Renault Group pretende se tornar um verdadeiro player da mobilidade sustentável e autônoma. Para isso, está desenvolvendo uma plataforma de micro-ônibus de última geração. 

O intuito é atender às principais necessidades de mobilidade urbana com baixa emissão de poluentes, porém equipado com inteligência embarcada por meio da automação.

Como justificativa a marca ressalta que mais de 400 grandes cidades vão progressivamente se tornar zonas de baixas emissões na Europa. 

O mais importante deles, o projeto Mach 2 anunciado em 2023, já deve fazer parte da frota de micro-ônibus automatizados da rede de transportes públicos da região metropolitana de Châteauroux (França).

Os micro-ônibus autônomos são mais flexíveis, podem funcionar 24 horas por dia com toda a segurança. Além disso, são uma alternativa de zero emissão de poluentes ou um complemento às opções atuais. 

Segundo a montadora, os custos adicionais da robotização e automação poderão ser compensados pela ausência de operadores a bordo. Para operar uma frota de veículos, será necessária uma simples supervisão remota.

O primeiro teste real com público do novo Renault Master está previsto para o torneio de tênis de Roland Garros 2024. 

Leia também:

Nem o Google escapou – carro autônomo da empresa é investigado após batida

Carro autônomo Renault - Foto: Divulgação
Carro autônomo Renault – Foto: Divulgação

Qual a estratégia por trás dos veículos autônomos do Renault Group?

O foco dos veículos autônomos Renault para o mercado em geral são os níveis L2 e L2+, sendo o L0 os carros sem qualquer nível de automação e L5 aqueles que “dirigem sozinhos”. 

Os níveis L2 e L2+ contam com vários recursos avançados de assistência à condução. Esse nível agrega segurança, confiabilidade e prazer de dirigir com dispositivos como o regulador de velocidade contextual, o assistente de manutenção de faixa ou a funcionalidade de ultrapassagem automática (em breve). 

Vale ressaltar que nesse cenário, mesmo utilizando a condução assistida, o motorista continua sendo responsável pela condução.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA