Renault anuncia o lançamento de nova empresa focada no desenvolvimento de motores a combustão e híbridos

Após os acordos assinados no ano passado, em 2023, a Renault anuncia o lançamento de uma nova empresa focada no desenvolvimento de motores híbridos e a combustão.

Com planos iniciais já divulgados, a empresa pretende atingir aproximadamente 15 bilhões de euros em receita anual, além de 5 milhões de motores produzidos a cada ano.

Acompanhe o Garagem360 e saiba mais sobre a novidade!

Foto: divulgação

Renault anuncia o lançamento de nova empresa focada em motores

Logo após a assinatura de um acordo de joint venture em 11 de julho de 2023 (e, posteriormente, a aprovação das autoridades competentes), o Renault Group, a Geely Holding Group e a Geely Automobile Holdings Limited criaram oficialmente a HORSE Powertrain Limited.

Com sede em Londres, no Reino Unido, a empresa terá um portfólio completo de tecnologias de motores de ponta para parceiros globais. Isso inclui motores híbridos, motores de combustão interna e soluções em baterias.

Assim, Matias Giannini passa a ser CEO da HORSE, e o Conselho de Administrçaão da empresa será presidido por Daniel Li, com seis diretores. Todos terão igualdade de representação ed seus acionistas.

“Hoje estamos dando um passo importante na superação dos maiores desafios que a indústria automotiva está enfrentando: a descarbonização dos veículos automotores. Firmar uma parceria com uma empresa líder como a Geely tem um papel-chave para o futuro, ao criar um novo player com capacidade e expertise para desenvolver motores a combustão interna de baixíssimas emissões, bem como tecnologias híbridas altamente econômicas. […], declara Luca de Meo, CEO do Renault Group

Saiba ainda mais: 5 diferenciais do Renault Kardian farão você querer comprar o SUV

O que a HORSE vai fazer?

  • Desenvolver, produzir e comercializar todos os temas e soluções de motorizações a combustão e híbridas com tecnologia de ponta (motores, transmissões, sistemas híbridos e baterias)
  • Atuar como fornecedora de várias montadoras de automóvel, incluindo Renault, Geely Auto, Volvo Cars, Proton, Nissan e Mitisubishi Motors.

Dessa forma, a partir do primeiro dia de sua criação, a empresa se torna líder mundial em soluções de motorizações a combustão e híbridas graças a:

  • 17 plantas globais
  • 9 clientes em 130 países
  • 5 centros de P&D
  • Aproximadamente 19 mil colaboradores
  • Previsão de receita anual de aproximadamente 15 bilhões de euros
  • Previsão de produção anual de aproximadamente 5 milhões de motores
  • Todos os tipos de soluções híbridas cobertas

Por fim, Luca de Melo e Eric Li, presidente Geely Holding complementam:

“[…] Por meio da HORSE Powertrain, o Renault Group pode atingir a liderança global e escala em um setor que representa mais de 80% do seu negócio. Juntos, vamos ter condições de enfrentar o desafio da descarbonização tendo a inovação como protagonista das nossas operações”.

 

[…]~A HORSE Powertrain Limited terá o portfólio, escala e capacidade de oferecer soluções de baixas emissões para as exigências da indústria automotiva do amanhã. O lançamento de hoje marca um novo capítulo na mobilidade sustentável e nós na Geely temos orgulho de fazer parte disso”.

Aproveite para conferir: BYD dá PRESENTÃO para Abel Ferreira; confira detalhes do veículo

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar