Renault Alaskan vai sair de linha antes mesmo de chegar no Brasil

Renault Alaskan vai sair de linha antes mesmo de chegar no Brasil. Picape que já foi cotada para vir ao Brasil será descontinuada.

Com o anúncio da Nissan de encerrar a produção da Frontier na Argentina, caiu por terra também a estratégia, que nunca deu certo, de trazer a Renault Alaskan para o país. A picape derivada da Frontier até chegou a ser cogitada para o Brasil deve sair de linha também no país vizinho. 

Renault Alaskan vai sair de linha antes mesmo de chegar no Brasil

Há cinco anos, veio o primeiro rumor da Renault Alaskan em solo nacional. Na ocasião, Nissan, Renault e Mercedes-Benz anunciaram uma aliança para fabricar uma picape em Córdoba, na Argentina. 

O projeto previa não só a picape da Renault, mas também uma da Mercedez no mercado de luxo, mas pouco depois foi descontiado.

Leia aqui uma matéria sobre a Mercedez Classe X 

A Alsakan também nunca foi uma unanimidade entre os hermanos, visto sua semelhança com a picape da Nissan, já que compartilha a mesma plataforma, design e mecânica.

Essa falta de diferenciação, aliada à ausência de equipamentos e motorização exclusiva, prejudicou as vendas da picape, que nunca alcançou números expressivos na Argentina e nem sequer foi exportada para outros países da América Latina. 

Renault Alaskan 2024 - Foto: Divulgação
Renault Alaskan 2024 – Foto: Divulgação

 

A Argentina ainda era o único país que ainda fabricava a picape média, visto que a produção na Espanha e no México foi encerrada há alguns anos.

Para dar um ponto final na história, a Renault divulgou nota oficial informando o fim do projeto em conjunto com a Nissan, cuja produção estaava prevista até dezembro de 2025. No entanto, a decisão foi de não dar sequência:

“A picape Renault Alaskan foi concebida como um projeto em conjunto com a Nissan. O acordo estabelecia que a duração da produção seria estendida até dezembro de 2025. Foi decidido não renovar e nem dar continuidade ao acordo”, informa a nota emitida pela Renault da Argentina.

Atualmente, a Alaskan é vendida na Argentina com preços entre 38,3 milhões e 56,1 milhões de pesos argentinos — aproximadamente R$ 206 mil e R$ 301 mil, respectivamente. 

Niagara vem aí 

Com o fim da produção da picape, a fábrica de Córdoba da Renault mantém a linha de Kangoo, Logan e Sandero. Além disso, vai concentrar seus esforços na fabricação da Niagara, que noticiamos aqui recentemente. 

A picape intermediária deve competir com a Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage. A Niagara conta com estrutura em monobloco, motor 1.3 turbo flex de 170 cv e 27,5 kgfm e transmissão automatizada de sete marchas.

Leia também: Renault Niagara – carro promete se tornar o mais caro da marca

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA