Renault 5 Electric será substituto do Renault Zoe; entenda
O Renualt Zoe é um dos carros elétricos mais em conta do mercado brasileiro. Além disso, faz muito sucesso no mercado europeu. Entretanto, o veículo, que passou por mudanças recentemente, não deve continuar na gama da marca por muito tempo. O novo Renault 5 Electric irá substituí-lo em 2024.
Renault 5 Electric X Renault Zoe
E quem diz isso é o próprio CEO da montadora da marca Luca de Meo. Em conversa ao site francês Caradisiac, ele explicou essa substituição. Segundo ele, a novo veículo, construído sobre a plataforma CMF-BEV, tem a chance de tornar os carros elétricos mais acessivos e democráticos no continente europeu.
Esse novo modelo francês teve o seu protótipo revelado no começo deste ano. A expectativa é que o Renault 5 Electric tenha um visual bastante diferente. Algo que lembre o antigo R5, que é um clássico modelo da marca fabricado nos anos 1970. O ano de seu lançamento poderá ser em 2024.
Isso significa que o Zoe ainda tem dois anos para continuar fazendo história. O compacto foi lançado na Europa em 2012. Já passou por duas alterações no sistema elétrico e no visual. Por lá, o modelo é um dos carros elétricos mais vendidos.
Aqui no Brasil, a atual geração está sendo vendida em duas versões e tem preços a partir de R$ 204.990. Um dos seus principais atributos é o motor R135. Ele pode gerar uma potência máxima de 135 cv e torque de 25 kgfm. Com uma bateria de 52 kW/h, ele pode rodar por 385 km.
Outro objetivo dos franceses é seguir em frente com o plano “Renaulution”. Até o final de 2025, dez novos veículos com motor 100% elétrico serão lançados. Um dos lançamentos já ocorrerá em setembro. A Renault pretende lançar o Megane E-TECH durante o Salão de Munique, em setembro. Segundo a montadora, ele terá um motor de 217 cv e autonomia de 450 km (ciclo WLTP).
Vendas de carros elétricos sobem no primeiro semestre
Vale lembrar que a linha E-TECH está em alta. De acordo com a Renault, as vendas deles tiveram um cresciemento durante o primeiro semestre. Neste período, foram comercializados 91.869 veículos. Ou seja, 149% a mais que os seis primeiros meses do ano passado.
Com o plano “Renaulution”, a fabricante prevê que suas vendas representarão 65% de todos os veículos vendidos no Velho Continente. Para isso, ela investirá em um ecossistema. Sem falar que buscará parcerias para poder produzir baterias.