Renault 5 Electric será substituto do Renault Zoe; entenda

O Renualt Zoe é um dos carros elétricos mais em conta do mercado brasileiro. Além disso, faz muito sucesso no mercado europeu. Entretanto, o veículo, que passou por mudanças recentemente, não deve continuar na gama da marca por muito tempo. O novo Renault 5 Electric irá substituí-lo em 2024.

Renault
Foto: Divulgação/Renault

Renault 5 Electric X Renault Zoe

E quem diz isso é o próprio CEO da montadora da marca Luca de Meo. Em conversa ao site francês Caradisiac, ele explicou essa substituição. Segundo ele, a novo veículo, construído sobre a plataforma CMF-BEV, tem a chance de tornar os carros elétricos mais acessivos e democráticos no continente europeu.

Esse novo modelo francês teve o seu protótipo revelado no começo deste ano. A expectativa é que o Renault 5 Electric tenha um visual bastante diferente. Algo que lembre o antigo R5, que é um clássico modelo da marca fabricado nos anos 1970. O ano de seu lançamento poderá ser em 2024.

Renault
Foto: Divulgação/Renault

Isso significa que o Zoe ainda tem dois anos para continuar fazendo história. O compacto foi lançado na Europa em 2012. Já passou por duas alterações no sistema elétrico e no visual. Por lá, o modelo é um dos carros elétricos mais vendidos.

Aqui no Brasil, a atual geração está sendo vendida em duas versões e tem preços a partir de R$ 204.990. Um dos seus principais atributos é o motor R135. Ele pode gerar uma potência máxima de 135 cv e torque de 25 kgfm. Com uma bateria de 52 kW/h, ele pode rodar por 385 km.

Foto: Divulgação/Renault

Outro objetivo dos franceses é seguir em frente com o plano “Renaulution”. Até o final de 2025, dez novos veículos com motor 100% elétrico serão lançados. Um dos lançamentos já ocorrerá em setembro. A Renault pretende lançar o Megane E-TECH durante o Salão de Munique, em setembro. Segundo a montadora, ele terá um motor de 217 cv e autonomia de 450 km (ciclo WLTP).

Vendas de carros elétricos sobem no primeiro semestre

Renault
Foto: Divulgação/Renault

Vale lembrar que a linha E-TECH está em alta. De acordo com a Renault, as vendas deles tiveram um cresciemento durante o primeiro semestre. Neste período, foram comercializados 91.869 veículos. Ou seja, 149% a mais que os seis primeiros meses do ano passado.

Com o plano “Renaulution”, a fabricante prevê que suas vendas representarão 65% de todos os veículos vendidos no Velho Continente. Para isso, ela investirá em um ecossistema. Sem falar que buscará parcerias para poder produzir baterias.

 

 

 

 

 

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar