Relembre a história das gerações do Nissan Sentra, que retorna em março ao Brasil

O Nissan Sentra, que passou por diversas evoluções, chega à sua 8º geração e irá retornar ao Brasil; relembre a evolução do modelo

O novo Nissan Sentra já está confirmado para desembarcar no Brasil no próximo mês de março, de acordo com a montadora. O sedã médio, que passou por diversas evoluções, chega à sua 8º geração. Desde 1982 com este nome, a história do que viria ser o Sentra começou alguns anos antes no Japão. Em nosso país, o veículo iniciou sua trajetória em 2004, com a 5º geração. Veja a seguir um pouco da história deste ícone da Nissan.

A evolução da gerações do Nissan Sentra

A história do Nissan Sentra foi iniciada no Japão, ainda na década de 1960 com um sedã chamado Nissan Tsuru, nome derivado de uma ave sagrada do país, símbolo da saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna, que pode ser considerado o antepassado da linha Sentra.

Foi com esta alcunha que o modelo começou a ser comercializado em parte do mundo. Além disso, o sedã foi vendido com outros nomes em alguns países. Em algumas regiões da América Latina e no México, o nome conhecido no início era “Lucino”, enquanto nos Estados Unidos era comercializado sob a alcunha de “Sunny”.

O nome Sentra foi adotado mundialmente em 1982. A partir deste marco que as gerações do modelo começaram a ser contadas. Esta denominação é originária do grego “kentron”, que significa “centro” e se refere a algo central, possuindo um tamanho perfeito para proporcionar segurança e conforto.

No Brasil, o Nissan Sentra chegou apenas em 2004, com a 5º geração do modelo. O modelo está confirmado para chegar no final de março com a 8ª geração global. Enquanto aguardamos o início das vendas desta nova versão, acompanhe a seguir um pouco da trajetória desse sedã médio desde o início oficial do nome Sentra:

1ª Geração (1982)

(Foto: Divulgação/Nissan)

Este modelo marcou o início oficial do nome Sentra. A 1ª geração foi comercializada de 1982 até 1986 com fabricação em Smyrna, na cidade de Tennessee, nos Estados Unidos. Na América do Norte, o veículo representou cerca de 22% das vendas da marca.

A versão era vendida nas versões cupê, sedã de duas ou quatro portas, hatchback de três portas, perua e Sport Coupé hatch com motores de 1.3 e 1.5 a gasolina.

2ª Geração (1987)

(Foto: Divulgação/Nissan)

A partir de 1987, veio a 2ª geração do Sentra, que não teve mudanças de carroceria em relação ao primeiro modelo. Alterações foram realizadas na suspensão independente e no sistema de freios, que foi modificado para disco nas quatro rodas.

O modelo foi exportado para alguns países da América Latina, como Peru, Chile, Bolívia e México. Neste último, estava disponível como sedã de 2 ou 4 portas era batizado de Nissan Tsuru II, enquanto o cupê recebeu o nome de Hikari. Ainda no país mexicano, uma rara versão foi lançada em 1988: o esportivo com motor turbo de injeção de combustível de 1.6.

3ª Geração (1990)

(Foto: Divulgação/Nissan)

Em 1990, uma nova atualização do Nissan Sentra. A 3ª geração chegou com um design menos quadrado, disponível nas carrocerias cupê e sedã de quatro portas e em cinco quatro versões: E, XE, SE e GXE.

O veículo contava com motor 1.6 de 126 cv e transmissão manual de quatro ou cinco velocidades, além do câmbio automático de três ou quatro marchas, opções que já estavam na segunda geração do modelo.

Foi nesta geração que o Sentra SE-R foi incorporado, versão que trazia motor de 140 cv. Em 1993, a Nissan repaginou o modelo com atualizações internas, como a inclusão de airbag do motorista para a topo de linha CXE e opcional para as demais configurações.

4ª Geração (1995)

(Foto: Divulgação/Nissan)

Na 4ª geração, o nome Sentra passou a ser adotado apenas para a carroceria sedã. Também foi introduzido motor 2.0 de 140 cv, como opção. Juntamente com o propulsor 1.6, traziam correntes de distribuição, fator mantido até hoje nos modelos da marca japonesa.

No ano de 1998 foram adicionados rodas de liga leve de 14 polegadas para a versão topo de linha, GXE. As edições especiais, SE e Special, tinham rodas de liga leve de 15 polegadas. Itens de desempenho também foram incorporados neste mesmo ano.

5ª Geração (2000)

(Foto: Divulgação/Nissan)

A 5ª geração chegava ao mercado automotivo com um novo estilo, sendo construído na plataforma Nissan MS. A versão SE-R Spec V trazia assentos de corrida e um volante revestido em couro.

Duas opções de motorização eram oferecidas. Uma com motor 1.8, de quatro cilindros, 126 cv de potência e câmbio automático de quatro marchas ou manual de cinco. A outra opção contava com propulsor 2.5, de quatro cilindros, 165 cv (175 cv na versão Spec V). Este último tinha sido criado para o Nissan Altima.

Para o ano-modelo de 2004, a Nissan realizou algumas alterações no design interior e exterior. Foi este modelo que estreou no Brasil, com motor 1.8. O Sentra passou a ser comercializado em solo brasileiro somente a partir de 2004.

Em vários países, a Nissan não vendia seu modelo com a denominação Sentra ou Sunny. No Japão era chamado de Nissan Bluebird Sylphy, na Europa de Nissan Almera e na Austrália e Nova Zelândia ficou conhecido como Nissan Pulsar.

6ª Geração (2006)

(Foto: Divulgação/Nissan)

Esta geração, produzida a partir de 2006, também foi comercializada no Brasil, estreando a opção flex de motor.

O Sentra ficou maior em praticamente todos os aspectos em relação ao modelo anterior. A distância entre eixos era de quase quinze centímetros a mais. Esta mudança possibilitou o acréscimo de um novo modelo mais compacto, o Nissan Versa.

7ª Geração (2013)

(Foto: Divulgação/Nissan)

A 7ª geração chegou com uma novidade. A Nissan decidiu que Sentra e Sylphy passassem a ser um único modelo global no desenvolvimento, com objetivo de globalizar o Sentra, introduzindo-o em mais de 120 países. O novo desenho foi revelado no Salão de Pequim de 2012, como Nissan Sylphy.

Outras alterações também aconteceram. Para ser mais aerodinâmico, o desenho da carroceria foi modificado. Foram incorporados faróis e lanternas em LED, acabamento cromado, chave inteligente i-Key, botão de partida, controle climático de zona dupla, entre outros.

Em 2017, o sedã teve seu design reformulado, apresentado a grade em V, refletindo o novo DNA da Nissan. Tecnologias de segurança do pacote Nissan Safety Shield também foram adicionadas, como monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.

A 8ª geração está próxima de chegar ao mercado brasileiro. O novo Nissan Sentra vai estrear no Brasil no próximo mês, no final de março. Algumas novidades já foram adiantadas pelo Garagem 360 e você pode conferir nesta matéria.

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile