Relembre os carros avaliados em 2022 pelo Latin NCap
Relembre os resultados e as notas dos carros avaliados em 2022 pelo Latin NCap; enquanto alguns modelos gabaritaram, outros decepcionaram
A segurança é um dos pilares decisivos durante o momento da compra de um automóvel. Com o passar dos anos, alguns itens que eram encontrados apenas nos veículos mais completos passaram a ser de série e obrigatórios por lei em carros de entrada. Ainda assim, há modelos que continuam a decepcionar em testes de colisão. Relembre a seguir os carros avaliados em 2022 pelo Latin NCap.
Veja os resultados dos carros avaliados em 2022 pelo Latin NCap
A cada ano que passa o consumidor tem se tornado mais exigente. O veículo deve ser mais potente, no entanto, sem deixar de ser econômico. Deve ser confortável, espaçoso, conectado, e claro, seguro.
Sobre esse último aspecto, as normas e leis estão cada vez mais rígidas e fazem com que as montadoras se adequem ao novo sistema, tudo com a intenção de reduzir acidentes e possíveis mortes.
Nesse cenário, é válido destacar a popularização de equipamentos de segurança que hoje já se tornaram comuns, mas que antigamente integravam apenas os carros mais caros, como Isofix para fixação de cadeirinha infantil, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e alerta de saída de faixa, entre outros.
Com a intenção de aferir o nível de segurança dos veículos comercializados na América Latina e Caribe, o Latin NCap é um órgão regional independente que realiza testes de colisão de veículos e avalia o nível de segurança de cada um deles, onde os resultados são classificados entre 0 e 5 estrelas.
A cada ano que passa, o órgão tem se tornado um importante agente de classificação de segurança dos automóveis vendidos no Brasil. O Garagem 360 reuniu os resultados dos testes feitos neste ano com os carros comercializados no país: veja a seguir os resultados dos carros avaliados em 2022 pelo Latin NCap.
Volkswagen Nivus – 5 estrelas
O Volkswagen Nivus, fabricado e vendido no Brasil, equipado com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, ganhou cinco estrelas no Latin NCap.
O SUV cupê conseguiu pontuação de 92,5% em Proteção de Ocupantes Adultos, 91,6% em Proteção de Ocupantes Crianças, 48,7% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 84,9% em Assistência à Segurança.
De acordo com o NCap, todo o equipamento padrão avaliado mostrou bom desempenho, permitindo que o Nivus alcançasse as cinco estrelas.
Chevrolet Tracker – 5 estrelas
O atual SUV mais vendido do Brasil também recebeu nota máxima em segurança, sendo que atingiu 91% de proteção para adultos e 92% para crianças. A proteção de pedestres foi de 54%.
Porém, após o teste de impacto lateral de poste, foi observado princípio de fogo no lado não danificado do veículo durante o impacto, na área do pré-tensionador do cinto de segurança. Isso causaria dificuldade para soltar o cinto de segurança, na avaliação do instituto.
Após o ocorrido, a General Motors foi notificada e iniciou uma investigação, que resultou em um recall em abril de 2022 para todos os mercados afetados.
Toyota Corolla – 5 estrelas
O sedã médio mais vendido do mercado brasileiro recebeu boa avaliação de segurança em 2022. Prova disso, o veículo gabaritou as 5 estrelas após os teste. A proteção de passageiros adultos recebeu percentual de 83%, enquanto a de crianças foi de 92%. A proteção de pedestres foi registrada em 60%.
De forma geral, as proteções foram classificadas como boas. Apenas a do joelho recebeu proteção marginal, pois pode impactar estruturas perigosas atrás do painel.
Kia Sportage – 3 estrelas
Após receber zero estrela por duas vezes consecutivas, em 2020 e 2021, o SUV Sportage recebeu três estrelas no último teste de colisão – já considerando um exemplar da nova geração. O veículo atingiu 82% em proteção de adultos, 72% para crianças e 48% em proteção para pedestres.
Conforme relatório do órgão, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. Já a proteção proporcionada ao peito do motorista foi adequada e do peito do passageiro foi boa. Os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção marginal, pois podem impactar com estruturas perigosas atrás do painel.
Volkswagen Polo – 3 estrelas
O VW Polo 2023 recebeu apenas 3 estrelas na avaliação do NCap – sob o protocolo anterior, o modelo pré-reestilização havia alcançado 5 estrelas. O hatch da marca alemã atingiu 73% em proteção para ocupante adulto, 71% na proteção para crianças e 51% para pedestres. No quesito sistemas de assistente de segurança, o carro alcançou percentual de 58%.
Conforme relatório do órgão, a proteção oferecida à cabeça, pescoço e tórax do motorista e do passageiro foi boa, bem como a dos joelhos do motorista e do passageiro. As canelas do motorista receberam proteção adequada e boa.
A área dos pés foi considerada estável e simétrica no lado do passageiro e do motorista. A estrutura foi considerada estável sendo capaz de suportar maiores cargas.
Fiat Strada – 1 estrela
A Fiat Strada, veículo mais vendido do mercado brasileiro, decepcionou e obteve apenas uma estrela, tanto na versão cabine simples como dupla. A versão de cabine simples, equipada com dois airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade de série, alcançou índices de 47,5% em ocupante adulto, 22% em ocupante criança, 40,2% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,9% em sistemas de assistência à segurança.
A versão de cabine dupla, com quatro airbags de fábrica, alcançou 41,4% em ocupante adulto, 52,9% em ocupante criança, 40,2% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,8% em sistemas de assistência à segurança.
O impacto frontal da Strada mostrou uma estrutura instável. No impacto lateral de poste, os airbags laterais, apenas padrão na versão de cabine dupla, mostraram acionamento incorreto e tamanho reduzido, o que implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, de acordo com o Latin NCap.
Jac E-JS1 – zero estrela
De todos os modelos avaliados, o Jac E-JS1 foi o único veículo que não atingiu nenhuma estrela, ficando com a pontuação mais baixa (zero estrela). O carro elétrico mais barato do país é vendido pelo preço de R$ 146.990.
O hatch foi submetido a testes de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical e proteção de pedestres. Já o teste de impacto lateral contra poste não foi realizado, uma vez que o elétrico não oferece airbags laterais ou de cortina.
O veículo, testado em versão com duplo airbag frontal, item obrigatório por lei no Brasil, atingiu as marcas de 0% de proteção para o ocupante adulto, 6,3% para o ocupante infantil, 20,2% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 6,9% em assistência à segurança.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.