Relembre as grades mais icônicas dos modelos da BMW ao longo dos anos

Veja 10 das grades mais emblemáticas da BMW. Os modelos representam o DNA da montadora e conferem visual único aos veículos.

A marca conta com alguns detalhes em seu DNA capaz de fazer com que os modelos sejam reconhecidos de longe. Entre os itens estão as icônicas grades da BMW. Vela alguns modelos.

Veja algumas das grades mais icônicas da BMW (Foto: Divulgação)

Curiosidade: veja 10 grades icônicas dos carros da BMW

Marca registrada da BMW, as grades representam o estilo, a potência e a personalidade dos modelos desenvolvidos há quase um século. Além de ressaltar a beleza dos carros, a peça é também um item fundamental para manter a refrigeração necessária e eficiente durante a experiência ao volante.

O design das grades chama atenção desde 1933, quando o BMW 303 foi lançado. Com o passar dos anos, os modelos se transformaram e se reinventaram, impressionando a cada nova versão. A tecnologia ganhou espaço e ajudou ainda a facilitar a vida do motorista. 

1 – BMW 303 (1933)

O BMW 303 foi o primeiro carro com motor de seis cilindros e o primeiro modelo da marca a ter a famosa grade, que virou marca registrada da BMW.

Imponente, apresenta uma grade que, curiosamente, lembra o formato de dois rins, e seus detalhes em azul remetem ao emblema do logo da BMW. Até hoje, o modelo segue como referência, sendo recriado no BMW 327 e no BMW 328.

303 (Foto: Divulgação)

2- BMW 507 (1956)

O modelo 507 com design de grade dupla foi uma grande novidade para a época. Criado por Albrecht Graf von Goertz, foi o primeiro BMW a apresentar duas grandes entradas de ar posicionadas horizontalmente, que ajudaram a circular ar fresco para o radiador do motor V8 sob o capô plano.

O design da parte dianteira do carro era notável por outro motivo: o BMW 507 foi o primeiro modelo da empresa a apresentar uma frente em ângulo dinâmico, também conhecido como “Sharknose”, que visualmente estende o capô e sugere um impulso para a frente.

507 (Foto: Divulgação)

3 – BMW 1500 (1961)

As grades do modelo 1500 (e seus modelos irmãos 1600, 1800 e 2000) eram semelhantes aos do 503.  O arranjo de grades de ar primárias e secundárias criou o design frontal dos modelos centrais da marca até a década de 1980.

1500 (Foto: Divulgação)

4 –  M1 (1978)

O lendário carro esportivo M1 com motor central de 1978 é um caso especial quando se trata do design da grade de rim. O modelo recebeu uma das menores grades já vistas em um BMW, sendo repetido apenas em 1988, no Z1, e em 1989, no Série 8.

M1 (Foto: Divulgação)

5 –  i3 (2013)

O design frontal do i3 elétrico demonstra como a estética da grade do BMW deixou totalmente para trás sua função técnica original. A grade de rim gêmea plana e relativamente larga aparece aqui com superfícies fechadas e realces em azul, reforçando a inovação e a tecnologia do modelo.

i3 (Foto: Divulgação)

6 – Série 8 e BMW Z4 (2018)

Nesses dois modelos atuais, a grade dupla de rim ganhou um contorno novo e relativamente angular em 2018.

Do ponto de vista geométrico, as grades se formam horizontalmente como pentágonos muito largos. Pequenas barras na cor da carroceria conectam as grades na lateral dos faróis.

Série 8 (Foto: Divulgação)

7 – Série 3 Sedan (2018)

O design moderno da grade do Série 3 combina superfícies de faróis diretamente conectadas e formato de estrutura pentagonal com novas características, como extensão mais alta do que a borda superior dos faróis e acima do capô.

As bordas superiores dos faróis são conectadas entre si pela borda da grade em forma de rim no mesmo alinhamento.

Série 3 Sedan (Foto: Divulgação)

8 – X7 e BMW Série 7 (2019)

Para esses modelos, a grade dupla apresentou uma aparência muito semelhante à de um Série 3, incluindo a curva horizontal para a borda superior. Seu diferencial é que as grades são mais marcantes e imponentes e, portanto, com mais presença e impacto.

X7 e Série 7 (Foto: Divulgação)

9 – Série 4 Coupé (2020)

A grade do Série 4 Coupé, desenvolvimento mais recente da marca, é caracterizada pelo design individual em grades grandes, verticais e inclinadas para a frente na frente do veículo.

Série 4 Coupé (Foto: Divulgação)

10 – Vision iNEXT (2018), BMW Vision M NEXT (2019)

No BMW Vision iNEXT elétrico, a grade dupla em forma de rim assume a forma de um desenvolvimento posterior a grade do i3, com uma tentativa de quebrar a barra central já conhecida.

No carro esportivo híbrido Vision M NEXT, por sua vez, a grade é envolvida em vidro, que emerge diretamente da frente do veículo em um estilo sem barras.

iNext (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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