Regulagem dos faróis do carro: entenda a importância
Regulagem dos faróis do carro: entenda a importância. A manutenção garante a sua segurança, além de evitar multas e até apreensão do auto.
Poucas pessoas sabem, mas a regulagem dos faróis do carro é um dos procedimentos mais importantes a se fazer no auto. Isso porque, a boa iluminação garante a sua segurança, dos passageiros e pedestres.
Ou seja, quando os faróis do carro estão regulados e funcionando adequadamente o carro não sofre de baixa iluminação. Também, não fica sujeito a alta iluminação – o que pode ofuscar a visão dos outros condutores e, assim, causar acidentes.
Além da segurança, não fazer esta regulagem pode render multas e até apreensão do veículo. Saiba mais a seguir.
Entenda a importância da regulas dos faróis do carro
Vale saber que dirigir com faróis sem regulagem também se trata de uma infração grave, de acordo com o artigo 223 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 223. Neste caso, então, resulta em pontos na carteira e multa a partir de R$ 195,00 e, até mesmo, retenção do veículo.
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por exemplo, no ano de 2020, mais de 3 mil condutores foram multados no estado de São Paulo pelo motivo de faróis desregulados.
O que é a regulagem dos faróis
Além da importância da regulagem, vale esclarecer-se sobre o que é procedimento. Esta manutenção, conforme explicam os especialistas da Lions Proteção Veicular, consiste em manter os faróis do carro, direitos e esquerdos, com a mesma capacidade de iluminação.
Assim, a regulagem dos faróis do carro significa que deve contar com uma inclinação para cima do lado direito. Isso para proporcionar luminosidade em locais de acostamento e iluminar das placas, explicam os especialista da Lions.
Além disso, a regulagem deve levar em contas as linhas horizontais. Ou seja, elas devem estar enfileiradas. Por exemplo, se uma delas estiver mais alta que a outra, um dos faróis do carro ficará desregulado.
Como fazer a regulagem?
A regulagem é um procedimento de manutenção que deve ser realizado por profissionais capacitados. No entanto, o condutor pode conferir como está a situação dos faróis do carro.
Os especialistas da Lions dão algumas dicas:
- Pare o carro em uma pista plana e com o farol baixo ligado.
- Então, observe o feixe de luz projetado em um carro que está a frente do seu.
- O ideal é que, do lado esquerdo, verifique-se um feixe quase reto de luz. Enquanto isso, do lado direito é preciso que exista uma linha levemente inclinada para cima.
- Em seguida, observe se os faróis de ambos os lados do veículo fornecem a mesma iluminação. Em caso positivo, tudo indica que a regulagem dos faróis do carro está Ok. Caso contrário, indica-se levar o auto em uma oficina de confiança e solicitar a regulagem.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.