Reformulado, i30 tem nova geração apresentada pela Hyundai

Para concorrer com Volkswagen Golf, Ford Focus e Peugeot 308, o Hyundai i30 teve sua terceira geração apresentada esta semana. O hatch médio deve ser uma das principais atrações da marca coreana no Salão de Paris, na França, que começa no dia 1 de outubro, mas só será comercializado na Europa no início de 2017. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Em termos visuais, o veículo ganhou design mais sóbrio, chegando a se assemelhar em alguns ângulos com uma perua. No comprimento, cresceu 4 cm (tem agora 4,34 m). Na largura, ganhou mais 1 cm, passando a ter 1,79 m. Já na altura, o novo modelo perdeu 4 cm (1,45 m). A distância entre eixos, por sua vez, segue a mesma: 2,65 m.

Por dentro, a Hyundai quis deixar a cabine do i30 mais sofisticada e limpa, com menos botões. A tela multimídia de oito polegadas é o principal destaque do painel. Ela é compatível com celulares por meio do Apple CarPlay e do Android Car, além de contar com carregamento sem fio para os aparelhos e um plano de anos do serviço de trânsito em tempo real, o TomTom Live.

Na parte estrutural, a terceira geração do hatch coreano utiliza uma evolução da plataforma anterior, mas com 53% de ligas de aço de alta resistência, o que abaixou seu peso em 28 kg. O automóvel também manteve o conjunto de suspensão McPherson na dianteira e Multilink na traseira, com amortecedores calibrados para uma condução mais esportiva.

Conjunto mecânico

Para o continente europeu, a Hyundai preparou motores a gasolina e a diesel para o i30. Para o primeiro combustível, o modelo terá um propulsor 1.4 aspirado de 100 cv, um 1.0 turbo de três cilindros com 120 cv e um 1.4 turbo de 140 cv. Enquanto os dois primeiros terão câmbio manual de seis marchas, a terceira será uma automatizada de dupla embreagem com sete marchas.

Além desses propulsores, o hatch terá outros três a diesel. Sempre com 1,6 litro e auxiliados por um turbo, eles desenvolvem 95 cv na versão inicial, 110 cv na intermediária e 136 cv na mais potente.

 

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
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