Refinanciamento de veículos; saiba se compensa e cuidados importantes

Já ouviu falar em refinanciamento de veículos? Conheça esta solução oferecida por instituições financeiras e confira os cuidados necessários.

Você já ouviu falar em refinanciamento? Esta é uma solução oferecida por instituições financeiras quando uma pessoa precisa fazer um empréstimo. Saiba que nestes casos, é possível fazer o refinanciamento de veículos.

No entanto, o interessado precisa tomar alguns cuidados antes de escolher esta opção. Veja dicas e orientações importantes para não acabar se prejudicando ou até perdendo seu carro ou moto.

Interessado em faze um refinanciamento de veículos? Veja os cuidados que você deve ter (Foto: Pixabay.com)

Tudo sobre refinanciamento de veículos

Muitas pessoas passam por problemas financeiros onde a única saída é pedir um empréstimo. Com isso, algumas delas optam pelo refinanciamento de veículos. Ou seja, o interessado dá o seu veículo como garantia de pagamento do valor.

Foto: Obi Onyeador/Unsplash.com

Esta pode ser uma boa solução. No entanto, a parte interessada no refinanciamento precisa tomar alguns cuidados importantes antes e depois de fechar o negócio. Um dos primeiros passos recomendados é avaliar a necessidade do empréstimo.

A pessoa só conseguirá fazer um refinanciamento se o seu o CPF não tiver restrições. O automóvel também precisa estar livre de restrições. Também é preciso prestar a atenção com relação ao pagamento das parcelas.  É sempre bom evitar que as mensalidades fiquem atrasadas.

Caso isso aconteça, a empresa pode pedir a reintegração de posse do veículo e o mesmo pode parar em um leilão. No refinanciamento de veículos, a pessoa não precisa ficar sem o carro. Como dissemos acima, a pessoa que fez o refinanciamento estará apenas utilizando o mesmo como uma garantia.

Foto: Pixabay.com

Mas é preciso cuidar bem do estado do veículo para evitar problemas futuros, como mudanças nas parcelas. Recomenda-se também alguns cuidados na hora de escolher a instituição financeira. Prefira aquelas onde você não pagará taxas pela realização dos serviços.

Muitas pessoas acabam caindo em golpes. Ou seja, é necessário ter cuidado na hora de ler e assinar o contrato. Um outro importante é a organização de todos os documentos. Em casos de averiguação, a pessoa terá documentado todo o histórico do refinanciamento e não terá maiores dores de cabeça.

Requisitos e documentos necessários

Foto: Pixabay.com

Para conseguir fazer o refinanciamento, o veículo precisa ter até 15 anos de uso. Já o requerente precisa ter mais de 18 anos. Outra dica importante é tomar cuidado na hora da entrega dos documentos (pessoais e do veículo) certos. Veja abaixo uma lista com alguns deles:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • CNH
  • Comprovante de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV)

O refinanciamento vale a pena?

Foto: Pixabay.com

O refinanciamento é uma saída para muitas pessoas que precisam de um dinheiro emprestado. Ao contrário do financiamento tradicional, a pessoa pode usar o veículo (ou até mesmo o imóvel) como forma de garantia na hora da negociação. E este serviço pode ser interessante por alguns motivos.

O fato dos refinanciamentos poderem ter uma taxa juros mais baixa de quando se opta por um empréstimo é um deles. Além disso, podemos contar o prazo para o pagamento do empréstimo. No mercado, é possível encontrar empresas onde este prazo pode chegar a 60 meses.

O processo para conseguir o refinanciamento de veículos também pode ser prático. Primeiramente, a pessoa escolherá uma instituição financeira. Algumas delas permitem fazer uma simulação online.

Normalmente, o caminho para conseguir o refinanciamento também envolve a análise de crédito do interessado e avaliação do veículo (documentação, débitos e manutenção). Dependendo da empresa, a proposta será enviada na sequência. Por fim, o interessado irá assinar o contrato.

Com informações de Creditas/Quero Financiar

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile