Redução do IPI não deve reduzir preços dos carros de forma significativa

O governo anunciou uma medida bastante importante na última sexta-feira. Foi publicado um decreto que reduzia o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de diversos tipos de produtos em 25%. E os automóveis estão entre eles. Neste caso, a redução será de 18,5%. Mas como isso funcionará na prática? A expectativa era de que os preços dos carros 0km diminuíssem. Mas parece que a redução do IPI não afetará tanto no valor final.

Redução do IPI
A redução do IPI irá afetar no preço dos modelos 0km? Veja aqui (Foto: Pixabay.com)

Veja como a redução do IPI irá afetar os preços dos veículos 0km

O Decreto nº 10.979 foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e esta em vigor desde a data de sua publicação. Este imposto incide sobre produtos industrializados fabricados por aqui ou importados. Com o decreto, o valor da alíquota de vários produtos, como eletrodomésticos, diminuiu. E os automóveis também estão nesta lista. Neste caso, o valor final dos carros ainda dependerá de uma série de fatores.

Foto: Pixabay.com

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O tamanho do motor é um deles. Mas a grande questão aqui é com relação ao valor total dos veículos. Esta medida parece bastante interessante, visto que a maioria dos carros sofreram diversos reajustes nos últimos meses. Dados da Kelley Blue Book Brasil (KBB Brasil) mostram que os preços dos carros 0km subiram 18,39% em média (modelo 2022). Já os valores cobrados por modelos 2021 tiveram um crescimento de 7,79% em média.

No entanto, a situação não é tão fácil assim. Quem explica isso é a plataforma Mobi Auto. De acordo com ela, existem três motivos que explicam o motivo deste redução do IPI não afetar tanto no preço dos modelos. Um deles é o desconto sobre o desconto, que é a variação de pontos percentuais do valor a ser cobrado de impostos. Sendo que o 18,5% se aplica ao percentual do IPI.

Os carros 1.0 serão pouco afetados, por exemplo. Veículos como motores maiores idem. Um bom exemplo é o imposto de carros entre motores 1.1 e 2.0 litros. No caso de veículos movidos a gasolina, o IPI passa de 13% para 10,6%. Ou seja, uma redução de menos 2,1 pontos percentuais. Isso se torna uma redução inexpressiva. Lembrando que os dados acima são estimativas da Bright Consulting. Veja abaixo outras estimativas.

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Foto: Bright Consulting

Valor faturado e próximos reajustes

Redução do IPI
Foto: Divulgação/Fiat

Outros dois fatores foram citados pela plataforma. O fato dos dados acima serem calculados sobre o valor faturado do veículo é um deles. Este é o valor que está na nota fiscal. Lembrando que este não é o valor praticado nas concessionárias. No caso, o valor faturado falta a margem dos revendedores.

Já o terceiro fator citado pela Mobi Auto são os reajustes que devem ocorrer neste mês de março. O decreto foi publicado na última sexta-feira e o mês atual começou na última terça-feira. Isso significa que este novo reajuste do IPI virá já incluso na tabela de preços de março. No caso, esta já seria divulgada pela marca também com os reajustes. Um bom exemplo disso é o preço do Chevrolet Onix. Dependendo da versão, a redução prática foi de R$ 50.

Kia já tem anunciou os preços com redução do IPI

Redução do IPI
Kia Cerato (Foto: Divulgação/Kia)

E uma marca que já divulgou uma nova tabela de preços foi a Kia. A montadora sul-coreana conta com uma linha formada por quatro veículos. E todos eles tiveram seus preços reduzidos. O sedã médio Cerato, por exemplo, estava custando a partir de R$ 132.990 e passou a custar R$ 130.490. Já o reajuste dos preços do Stonic, lançado no ano passado, foi ligeiramente maior.

Ele esta custando R$ 149.990. Agora, o carro está custando R$ 146.990. Quem também teve seus preços alterados foi o Sportage. O carro está custando R$ 179.590. Antes, ele estava custando R$ 182.990. Por fim, os preços da Carnival diminuíram de R$ 534.990 para R$ 514.990.

Com informações da plataforma Mobi Auto

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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