Rede de eletropostos que interliga estados do Sul é inaugurada

As estradas da Região Sul do país agora contam com uma rede de eletropostos, facilitando a vida dos condutores de carros elétricos e híbridos plug-in. Uma parceria entre as empresas Nissan, Zletric, Movida e rede de postos SIM tornou possível a Rota Sul, rede privada de eletropostos para recarga de elétricos.

O projeto, que conta com duas fases de execução, possui dez pontos com carregadores rápidos e semirrápidos em locais estratégicos dos três estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Todos estão localizados em postos da Rede SIM, com uma distância máxima de até 200 km entre eles.

Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

Rede de eletropostos foi inaugurada com quatro carregadores

Nesta primeira fase entraram em funcionamento 4 postos rápidos, com 60 Kw e conectores do tipo chademo e CCS, nas cidades de São Sebastião do Caí, Gravataí, Caxias do Sul e Três Cachoeiras, todas no Rio Grande do Sul. E um semirrápido, com 22 Kw do Tipo 2, em Laguna, em Santa Catarina.

VEJA TAMBÉM

Para acessar os pontos e efetuar a recarga, o motorista deve baixar o aplicativo da Zletric. O app permite achar pontos de carga, habilitar um carregador utilizando o QR code e ver o histórico de cargas do usuário.

“A experiência que queremos gerar para o usuário é a que ele possa fazer seu deslocamento como fazia com o carro movido a gasolina, sem a preocupação de planejar uma recarga, já que ele poderá usufruir de uma rede interligada, disponível e próxima para carregar seu carro”, afirma o CEO da Zletric, Pedro Schaan.

Na segunda fase do projeto, prevista para ser concluída até o fim de novembro, entrarão em operação mais cinco pontos de recarga, sendo um do tipo rápido em Gramado, e quatro semirrápidos em Bento Gonçalves, Itajaí, Araquari e Camaquã.

Rede de eletropostos é fruto de parceria entre Nissan, Zletric, Movida e a rede de postos SIM (Foto: Divulgação/Nissan)

“A inauguração do Rota Sul é mais um importante passo do plano de eletrificação da Nissan no Brasil, que tem o compromisso com o ciclo completo do veículo elétrico no país. Com o projeto, estamos contribuindo com a infraestrutura de recarga, o que é fundamental para dar tranquilidade aos consumidores”, conta o diretor geral da Nissan do Brasil, Airton Cousseau.

A Nissan também segue ampliando a atuação no segmento com o Nissan Leaf, que atualmente é vendido em 51 concessionárias da montadora no Brasil. Os executivos da marca afirmam que a empresa está trabalhando para aumentar esse número. O investimento do Rota Sul é 100% privado e a viabilização do projeto teve custo avaliado no valor de R$ 2,4 milhões.

Arthur Quaresma
Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar