Reconheça os sinais de que o amortecedor do seu carro não vai bem
Veja três dicas que podem te ajudar a reconhecer quando há algum problema com os amortecedor do carro e evitar dores de cabeça
Estar atento aos sinais é essencial para garantir um reparo rápido, além de preservar a vida útil do automóvel. Veja alguns sinais de que o amortecedor do carro precisa de cuidados.
Veja os sinais que indicam problemas com o amortecedor do carro
Um automóvel por mais simples que seja é composto por diversos sistemas, e a preservação de cada um deles garante uma vida útil mais longa, bem como uma economia, uma vez que a manutenção preventiva é sempre mais acessível do que a corretiva.
Entre os equipamentos que merece cuidado está o amortecedor. A empresa especialista e fabricante de peças automotivas Nakata, explica que embora sejam projetados para suportar os mais diversos terrenos e condições destoantes do ideal sem enfrentar grandes danos, os amortecedores estão suscetíveis ao desgaste que, muitas vezes, pode ser apenas pelo tempo de uso.
Os amortecedores garantem maior estabilidade e segurança do veículo. Eles amortecem os movimentos indesejados das molas e, principalmente, eles mantêm os pneus em contato com o solo em todos os momentos. Além disso, a peça também devem estabilizar a direção e suavizar todos os buracos ou percalços que possam vir a ter na estrada, ao longo do caminho.
Por isso, é de extrema importância garantir a boa funcionalidade do amortecedor do carro. Veja a seguir três sinais que o os amortecedores não estão bem.
Desvio de trajetória em curvas
A Nakata explica que ao perceber que o veículo tende a “escapar” em uma curva mais acentuada ou aumento da dificuldade para manter o veículo na pista pode ser uma indicação que os amortecedores estão comprometidos e um mecânico precisa ser consultado com urgência.
Distância de frenagem aumentada pode ser indicativo de problemas no amortecedor do carro
Outro sinal que indica a necessidade de atenção é quando a distância de frenagem aumenta.
“Pode variar de carro para carro, mas a distância a ser percorrida não deve ser longa entre o momento que você pisa no freio e o que o carro é parado. Como já foi dito uma das funções do amortecedor é manter o pneu em contato constante com o solo, se ele estiver comprometido não vai executar a tarefa e isso acaba aumentando a distância da frenagem.” Explica a empresa especialista.
Desgaste irregular dos pneus
A irregularidade do desgaste dos pneus também é um indicativo. Nesse caso, ao perceber uma variação entre os pneus, ou um desgaste escamado em um deles, significa que está na hora de trocar os amortecedores do veículo.
Dicas básicas podem preservar a vida útil dos amortecedores
Alguns cuidados básicos podem fazer toda a diferença para preservar os amortecedores. Nesse caso, o indicado é sempre conduzir o veículo em velocidades compatíveis com o terreno.
Em locais esburacados, ou sem asfaltamento, por exemplo, prefira dirigir em velocidades mais reduzidas.
Outro fato que deve ser mencionado é a realização da manutenção periódica do modelo. Através dela é possível localizar e sanar problemas que futuramente poderiam ser maiores.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.