Recompra garantida de automóveis: como funciona? Vale a pena?

Descubra o que é a recompra garantida

Você sabe o que é a recompra garantida? E para quem essa modalidade de financiamento vale a pena? Confira as informações, bem como os cuidados que se deve tomar ao adotar o tipo de contrato.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Descubra o que é a recompra garantida
Descubra o que é a recompra garantida (Foto: Pixabay)

O que é a recompra garantida?

A recompra garantida é uma modalidade de financiamento, onde após o período de contrato, o proprietário revende o veículo para a própria concessionária como forma de entrada e descontos em um modelo novo.

De forma mais clara, ao adquirir um veículo, o comprador pode optar pela recompra garantida. Assim ao final do contrato, ele poderá trocar o mesmo por um outro mais novo e atualizado, além de garantir alguns benefícios junto a concessionária.

VEJA TAMBÉM

Ou seja, quando for a hora de pagar última parcela do veículo, basta ir à concessionária e usar o mesmo como entrada em um 0 km. O modelo comprado anteriormente será utilizado como parte do pagamento do novo veículo.

Condições para adotar a modalidade de recompra

No entanto, para aderir ao tipo de contratação é necessário que algumas regras sejam seguidas, como por exemplo, a entrada do veículo deve ser de 30% a 60% do percentual total do preço do carro. Além disso, o restante do financiamento deve respeitar um prazo de 24, 36 ou 48 meses.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Descubra o que é a recompra garantida
Com a recompra garantida você consegue revender seu carro com até 85% do preço da Fipe (Foto: Pixabay)

Para quem é vantajoso?

A recompra é indicada para consumidores que possuem uma marca preferida, ou seja, que gostem de ter sempre um modelo da mesma montadora. Além disso, a modalidade é vantajosa para clientes que não abrem mão de sempre ter um carro novo na garagem.

Ou seja, a recompra não é indicada para pessoas que não se fidelizam à montadoras, bem como para motoristas que preferem ficar com o carro por longos períodos de tempo.

Por fim, a maior vantagem é podem revender o veículo comprado com um preço médio de 85% do preço calculado pela tabela Fipe. Dessa forma, ao comprar, você já possui a revenda garantida e sem dor de cabeça.

Além disso, quem adota esse tipo de modalidade também sai em vantagem por conseguir melhores condições de financiamento, o que inclui entrada e parcelas reduzidas.

Carros populares mais baratos
Foto: Pinterest

Cuidados ao adotar a recompra garantida

Além desses pontos, é importante se atentar as condições impostas pela concessionária. Isso acontece porque muitas delas impõem algumas regras para que a recompra aconteça no valor estipulado. Entre essas regras está o limite de quilometragem, seja ele anual, que geralmente adota um valor máximo de dez mil quilômetros, ou que abrange todo o período de financiamento. Dependerá das condições acordadas em contrato.

Além do limite de quilometragem imposta, a montadora ainda solicita que o modelo seja entregue em boas condições de uso, principalmente na carroceria, que não pode conter amassados, arranhões, pintura danificada ou quaisquer outras alterações.

Dessa forma, caso você não seja um motorista tão cuidadoso com o veículo, talvez a condição de recompra garantida não seja para você. Por fim, a concessionária geralmente informa ao cliente que a solicitação de recompra sempre deve ser feita antes do término do contrato de financiamento atual. Caso contrário, o comprador pode perder algumas dessas condições.

Descubra o que é a recompra garantida
é preciso respeitar algumas regras para adotar a modalidade (Foto: Pixabay)

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar